• 16 DE Setembro

Prefeitura regulamenta o Comércio de Pinhões em Campos do Jordão

Administração - 19/06/2019 | 18:54

Um dos braços da Operação Montanha, que começa a funcionar hoje, é a regulamentação do Comércio de Pinhão. A Prefeitura reconhece a importância da atividade econômica e social envolvidas no processo, porém diante do aumento crescente de veículos e visitantes e da explosão do comércio oriundo de outras regiões, é necessário disciplinar a atividade, para garantir a segurança, higiene alimentar e até mesmo a renda de quem, tradicionalmente, vive desta atividade.  Em reunião realizada com os vendedores e associação que reúne os catadores ficou decidido que até às 18 h de hoje, dia 19, a Secretaria de Agricultura estará recebendo o cadastramento de todos os vendedores. Cada família pode ter apenas um ponto de venda. Não será permitida a instalação de nenhuma comunicação visual, nem a venda de produto manipulado, apenas do pinhão in-natura. Também não será admitido, em hipótese alguma, o trabalho infantil, cuja fiscalização será feita com apoio do Conselho Tutelar.  Os vendedores ao se cadastrarem já saem com a informação de onde poderão se instalar. Na Avenida Frei Orestes, a instalação dos pontos será feita, apenas, nos bolsões de estacionamento, onde a parada para compra não prejudique o trânsito. Outros locais disponíveis são praças e pontos de estacionamento de ônibus. Na próxima semana, uma nova reunião será marcada para avaliar as vendas e o trabalho realizado no feriado e, a partir daí, será feita a edição de uma regra definitiva.