• 23 DE Julho
  • |
  • 10:12

Campos do Jordão, charmosa por natureza.

Turismo - 28/06/2019 | 15:14

Foto: Imprensa de Campos do Jordão

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil é conhecida principalmente pelo seu clima frio e por suas belas construções, baseadas em modelos europeus. É também o mais disputado destino brasileiro, durante o inverno.

Além do aconchego das lareiras, dos chocolates quentes e das fondues , que fazem a alegria dos visitantes, Campos do Jordão conta com áreas verdes, opções de passeios diversos e uma refinada estrutura hoteleira e gastronômica que fazem da cidade o destino dos sonho dos brasileiros.

Para dar conta do 4,5 milhões de visitantes que recebe durante o ano, a cidade possui excelente infraestrutura que satisfaz aos mais exigentes.

São 236 pousadas e hotéis aconchegantes, e mais 224 bares e restaurantes badalados e uma intensa programação cultural, que atrai turistas de todas as idades para a montanha magnífica. Ao todo são 14 mil leitos. Há ainda as casas de veraneio e de aluguel para a temporada, que somam outros 5 mil leitos.

Durante todo o mês de julho, o agito da cidade fica por conta  do maior e mais importante evento de música clássica da América Latina: O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, que em 2019, está na sua 50ª edição.

Os 50 anos do Festival chegam com uma nova roupagem. As atrações neste ano vão de música erudita à pop - com apresentações de Carlinhos Bown, Lenine, Fafá de Belém, Toquinho e Diogo Nogueira. São cerca de 150 atrações – a maioria gratuita. O Festival começa no dia 29 de Junho e vai até 28 de julho.

As apresentações acontecem no Auditório Claudio Santoro, na Concha Acústica da Praça do Capivari, no Átrio e na Capela do Palácio Boa Vista, na Igreja Matriz de Santa Terezinha e no Espaço Cultural Dr. Além, que foi revitalizado.

O Festival continua com suas apresentações eruditas, com destaque para algumas das principais orquestras do Brasil e artistas estrangeiros convidados. A programação completa você encontra em http://www.festivaldeinverno.sp.gov.br/

Em Campos do Jordão encontramos um valioso acervo de obras de escultores e pintores brasileiros e estrangeiros distribuídas ao ar livre, ou em seus museus.

Há ainda excelentes opções de compras, em shoppings, boutiques e malharias.Sempre com a sofisticação e elegância que são a marca da cidade, mas com preços atrativos e produtos exclusivos.

Nova paisagem no Capivari

Uma das atrações é o Boulevard Pedro Augusto Padovan Paulo, construído onde antes eram ruas por onde circulavam veículos.

O Boulevard ocupa uma intervenção em 7.178,56 metros quadrados nas ruas Djalma Forjaz e Macedo Soares e se estendeu às ruas paralelas. O projeto foi pensado para revitalizar a área turística, mudando a paisagem, trazendo mais conforto aos visitantes e aumentando o período de permanência no Capivari.

Foram executados 14.781,93 m² de piso intertravado, com a realização de todo serviço de remoção de pavimentos, movimentação de terra e execução de novos pavimentos de passeios e vias. Foram colocados também bancos e floreiras.

Para fazer a obra, a Prefeitura firmou convênio com o DADE – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias, órgão ligado à Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, por meio da verba direcionada para as Estâncias Paulistas.

Em toda a cidade, o projeto de mobilidade urbana continua, com novas calçadas e iluminação. No eixo central, às margens da Ferrovia, calçadas foram refeitas e do Capivari até a Parada Grande Hotel, conta com nova iluminação favorecendo os passeios noturnos.

Em cada roteiro, um prazer especial.
Campos do Jordão, Contemplação.

Em Campos do Jordão a paisagem é sempre tão bonita que a contemplação é um exercício diário. Um dos lugares assim é o Morro do Elefante, de onde se tem uma linda vista da cidade.

O acesso se dá por carro ou pelo Teleférico  http://www.efcj.sp.gov.br  .,que foi o primeiro a ser feito no Brasil.

Parque Capivari – Teleférico

Desde a assinatura do contrato de concessão, há dois meses, a ECO Parques, uma das empresas mais renomadas do setor, promete que transformará o Parque Capivari em um dos maiores da região Sudeste. Algumas das novas atividades já tiveram início no feriado de Corpus Christi, dia 20 de junho de 2019. As novidades incluem um parque de aventura com escalada, arvorismo e tirolesa, uma incrível pista de patinação, com 200m² e uma game zone, com jogos e simuladores de realidade virtual. Quanto a alimentação, food trucks estarão presentes com uma grande variedade. Os turistas também já contam com venda de malhas e souvenirs no parque. A  entrada Do Parque é gratuita.O horário de funcionamento durante todo o inverno será estendido para funcionar das 9h às 21h. Maiores informações: Assessoria Wagalume Marketing Consciente.
Telefone: (12) 99735-3971 / (12) 3662-4149

Outro ponto especial é o Parque Amantikir http://www.amantikir.com.br/ e seus 26 jardins de diversas partes do mundo e paisagens da Serra da Mantiqueira de tirar o fôlego.

Em meio a bosques, alamedas e jardins, que somam cerca de 35 mil m2, o  Museu Felicia Leirner http://www.museufelicialeirner.org.br/  é o único museu de esculturas ao ar livre do país, e foi considerado o mais importante do mundo pela Revista Sculpture, do International Sculpture Center de Washington, em 1987.

Um dos passeios mais procurados é o de Trem. A centenária Estrada de Ferro de Campos do Jordão  http://www.efcj.sp.gov.br oferece os passeios de Bonde do Capivari até o Portal.

No início do caminho do Palácio do governo, está o um local que une paz e tranquilidade e oferece ainda, a oportunidade de assistir a apresentação do Canto Gregoriano, diariamente, às 17h45. O Mosteiro das Monjas Beneditinas.

Campos do Jordão, Gastronomia

Em Campos do Jordão desenvolveu-se uma gastronomia criativa e de alto nível, como em poucos lugares do país. A cidade conta com o maior número de restaurantes conceituados do interior paulista e chefes estrelados. O clima é sempre perfeito para desfrutar as delícias da boa mesa, com bons vinhos e pratos saborosos, simples ou sofisticados. A cada estação há um novo festival gastronômico que aproveita os sabores da ocasião, como o pinhão, o saboroso shiitake, a truta, o chocolate, as frutas vermelhas e claro, as fondues.

Campos do Jordão, Cervejas Artesanais

Cresce no país, o interesse pelas cervejas artesanais. Em Campos do Jordão, sede da Baden Baden, www.badenbaden.com.br outras cervejarias foram criadas. Uma destas é o Caras de Malte, uma microcervejaria que é também restaurante e que tem como meta oferecer "uma viagem intergaláctica em busca da melhor cerveja do universo" http://carasdemalte.com.br/

Campos do Jordão, Compras e Badalação

O Boulevard Pedro Augusto Padovan Paulo, na Vila Capivari é o melhor lugar para ver e ser visto. O centro do Capivari concentra lojas sofisticadas de roupas e acessórios e também aquelas que vendem produtos locais, especialmente das malharias, com artigos em lã e linha. Na Vila Capivari com a sua agitada vida noturna, que a badalação acontece. No mês de julho e feriados prolongados, boates e clubes noturnos se instalam na cidade, reunindo gente bonita e descolada em cada esquina.

Campos do Jordão, Cultura

50º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão

O maior e mais importante festival de música clássica da América Latina chega aos seus 50 anos de existência, crescendo em maturidade e experiência, sempre com o espírito renovado, através dos jovens instrumentistas que, de diversas partes do Brasil e do mundo, se reúnem para cada novo Festival. A 50ª edição trás como novidade dois eixos musicais: o Clássico e o Sinfônico Popular - que, na linha Clássica trará nomes como os pianistas Nelson Freire, Arnaldo Cohen, regentes como Alexander Liebreich, Giancarlo Guerreiro, Orquestra da Osesp, entre outros e, que na linha Sinfônico Popular, trará nomes como Lenine, Carlinhos Brown, Toquinho, Fafá de Belém, entre outros. Serão quase 130 apresentações durante 30 dias de festival, em sua maioria gratuita, em diversos pontos de Campos do Jordão e na Capital Paulista (Sala São Paulo). Maiores informações sobre a programação podem ser obtidas junto à página oficial do festival: http://www.festivalcamposdojordao.org.br/programacao-festival/

Auditório Claudio Santoro

http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/teatros/auditorio-claudio-santoro/ No auditório, a moderna construção de vidro e concreto aproveita o desnível do terreno e coloca o público em meio aos pinheiros e bromélias da bela mata nativa.

Palácio Boa Vista (Palácio do Governo)

http://www.acervo.sp.gov.br/palacios/palacio_boavista.html  é a residência oficial de veraneio do Governador do Estado. Funciona como museu, onde os visitantes podem observar obras de Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Cândido Portinari, Anita Malfatti,entre outros. Na mesma área, o visitante também poderá visitar a Capela de São PedroApóstolo, construída em 1989, com grande acervo de arte sacra da época colonial.

A Casa da Xilogravura  é uma grande atração cultural para os que visitam a estância. http://www.casadaxilogravura.com.br/  O único museu no Brasil dedicado a essa técnica reúne em suas 20 salas mais de 5 mil obras de 400 artistas, entre Oswaldo Goeldi, Lasar Segall, Tarsilla do Amaral, Lívio Abramo, Marcello Grasmann, Maria Bonomi, Regina Katz e tantos outros.

Campos do Jordão, Aventura

- Em Campos do Jordão há várias opções para ficar perto da Natureza. A Hípica Tarandú http://www.tarundu.com.br/ oferece 25 atrações que vão do arvorismo ao passeio com cavalos.

Centro Hipico Golfwww.hipicagolf.com.br, oferece hipismo clássico ou de lazer com atendimento personalizado.

No Bosque do Silênciohttp://altus.tur.br/ a Altus Turismo Ecológico oferece Paintball, montanhismo, boia cross e diversas outras atrações.

O Parque Estadual de Campos do Jordão, conhecido regionalmente como Horto Florestal, é um espaço com muito verde e diversas atrações. Possui uma área de 8.341 hectares e ocupa um terço da superfície do município da região serrana do Estado. O Parque abriga área remanescente importante da Mata Atlântica, com uma floresta de araucárias e coníferas preservadas. Estes ambientes contam com uma riquíssima fauna, com mais de 186 espécies de aves catalogadas e animais ameaçados de extinção, como a onça-parda, a jaguatirica e o papagaio-de-peito-roxo. Possui trilhas, cachoeiras e locais para caminhar. A estrutura conta com espaços para fazer piquenique, restaurante, lojas de lembranças e informações sobre a fauna e a flora da região. Tem ainda cinco trilhas abertas á visitação e espaço para a aventura, com arvorismo, tirolesa, passeios de bicicletas e caminhada com diferentes níveis de dificuldade. Recentemente concedido à iniciativa privada, para o grupo Urbanes. http://urbanes.com.br/blog/urbanes-ira-administrar-parque-em-sao-paulo/ o parque deverá passar por mudanças, em sua área de visitação.

No Aventura no Rancho http://www.aventuranorancho.com.br/ localizado perto do Horto Florestal, você encontra as belezas de uma Fazenda tradicional, inserida numa grande área de proteção ambiental que se reinventou para entrar no circuito de aventuras. Lá está um dos maiores percursos de arvorismo do Brasil, em Araucárias, árvore símbolo da cidade. O local ainda conta com outras atrações, como Tirolesa, Paintball, Boulder, Passeios a Cavalo, trilhas e o novíssimo Zoom Bike Park http://zoombikepark.com.br/ com trilhas para iniciantes e experientes, além de estrutura de suporte para ciclistas. O Rancho tem ainda restaurante e chalés. http://www.aventuranorancho.com.br/

Campos do Jordão, para Crianças

Com seus 12.000 metros quadrados de área o Parque da Floresta Encantada é uma opção segura e divertida para as crianças. É um local cheio de fantasia e diversão. No meio do verde da serra, diversas casinhas temáticas fazem a alegria da criançada. As pequenas construções remetem a conhecidos personagens. Tem a casa do Coellho, dos Anjos, da Branca de Neve, da Bruxa e do Gnomos. Nos finais de semana monitores divertem o público, fantasiados como os personagens. http://guiacampos.com/florestaencantada/

Visite a página do Facebook.

Fazendinha Toriba

A Fazendinha Toriba fica em Campos do Jordão, ao lado do Hotel Toriba. Tem uma área de 300 mil m2 de lindos bosques com vegetação nativa, lago, horta orgânica, quiosque para lanches, mesas para piquenique, trilha das 4
nascentes e salão de jogos. A Fazendinha Toriba é o espaço para as crianças interagirem e alimentarem galinhas, patos, faisões, pavões, coelhos, ovelhas, javalis, cabras, porquinhos e outros animais. Uma vivência diferente e marcante para os pequenos, o mergulho na vida da fazenda é encantador. Atividades como jogos e leituras também acontecem no espaço, em um quiosque rodeado pelos bichos e a flora. As crianças tem a oportunidade de
conhecer uma fazendinha de verdade cuja produção é consumida nos restaurantes do Hotel Toriba, e onde as crianças aprendem muito. http://fazendinhatoriba.com.br/

No Borboletário Flores que Voam o público tem contato com estes belos e curiosos insetos. Ali as crianças aprendem como funciona o ciclo de vida das borboletas e ainda podem ver de perto as milhares de borboletas no local, sentindo a emoção de caminhar em um lindo jardim, onde “as flores voam”.

O borboletário funciona de quarta a domingo, feriados e todos os dias de julho, das 10:00h às 15:00h.

http://floresquevoam.com.br/