• 25 DE Agosto

Obras de Tarsila do Amaral e de Di Cavalcanti, estão no Palácio, neste mês especial de atividades culturais gratuitas de quarta a domingo.

Cultura - 01/07/2019 | 09:27

No sábado (29), aconteceu o lançamento da Exposição O Palácio, a Exposição faz parte das atividades gratuitas que acontecerão no espaço, durante o mês de Julho. A exposição apresenta obras da coleção do acervo do Palácio Boa Vista e dos outros Palácios Governamentais e pode ser visitada gratuitamente. Um dos destaques é a obra Operários, de Tarsila do Amaral, que está na mostra. A obra foi adquirida para o Palácio, numa negociação direta com a artista, feita pelo maestro Luiz Aroubas Martins, antes do primeiro festival de inverno de Campos do Jordão.  O Palácio Boa Vista, foi o palco do primeiro Festival e neste ano, comemora com mais um espaço para o Festival, além da Capela. As apresentações acontecem nos finais de semana, gratuitamente.  A abertura contou com a participação do Secretário de Valorização da Cultura e Economia Criativa Sérgio de Sá Leitão; do Prefeito Fred Guidoni; de Ana Cristina Carvalho Curadora do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo e do Superintendente da Sabesp, Fábio Torita, patrocinadora das oficina culturais, dentre outras autoridades. O prefeito Fred Guidoni, ressaltou a figura central deste novo momento: o governador João Dória. "Com sua visão inovadora, os palácios deixam de ser residência oficial e voltam a ser do povo. É um passo gigantesco, para que haja pertencimento público, ao acervo que é de todos", disse o Prefeito. O Secretário Sérgio de Sá Leitão, reiterou a parceria com a prefeitura e a nova lógica do Festival que é de fazer junto e ressaltar a participação do jordanense. "Temos o dever da inclusão da população local, seja nas apresentações no Dr. Além, seja na participação das oficinas aqui", disse o Secretário. Ele aproveitou para reforçar o compromisso já assumido pelo governador de fazer o Conservatório de Campos do Jordão, um projeto que deverá ser anunciado até o final do ano, para trazer de volta os mais de 200 bolsistas do Festival.

Portas abertas

As oficinas e atividades gratuitas acontecem de quarta a domingo.São 18 atividades diferentes para todas as idades (público infantil, jovens, idosos e pessoas com deficiência). São mais de 900 vagas que dever ser reservadas com antecedência pelo site: http://www.acervo.sp.gov.br/acoesCulturais13.html

Na próxima quarta, dia 3, acontece o “Festival nos jardins do Palácio” com visita sensorial aos jardins do palácio para crianças, oficina de arranjos florais e atividades de educação ambiental.