• 09 DE Abril

Fase 1 da Revitalização do Parque Lagoinha será entregue neste sábado com visita do Governador

Entretenimento - 18/07/2019 | 18:21

O Governador João Dória, participa neste sábado, dia 20, às 11h, da entrega da Fase 1 da Revitalização do Parque Lagoinha. A revitalização está sendo feita pela ARLA – Associação dos Amigos da Lagoinha, parceira da Prefeitura no projeto.  Para o Prefeito Fred Guidoni, esta é mais uma ação que foi possível com a parceria com a sociedade civil organizada e a iniciativa privada. “Em Campos do Jordão, o poder público e a sociedade civil, demonstram como podemos nos unir, para dotar a cidade de espaços públicos de convivência. Nós já entregamos o Parque dos Cedros, revitalizamos e construímos praças, fizemos a travessia Chinho e agora, graças à generosidade e espírito público da ARLA, a quem cumprimento na figura de sua presidente, Maria Antônia Cívita, com o apoio do Ministério Público, entregamos um novo Parque, para a família jordanense e nossos visitantes”, afirma o prefeito.

O Parque

São 48 mil m² , na avenida Pedro Paulo ( altura do número 1.300), onde antes ficava a área de lagos da antiga Fazenda Lagoinha. O local já foi no passado um ponto de atração na cidade, para moradores e turistas, pela beleza ímpar do lugar. Porém, na década de 80, a área foi desapropriada, pela Sabesp, que pretendia construir ali, a sua Estação de Tratamento de Esgoto e chegou a drenar os lagos existentes.  Com a intervenção dos moradores e do Ministério Público, a Estação de Tratamento de Esgoto foi construída em outro ponto e entregue à população em 2014. Hoje a cidade conta com uma das mais modernas Estações de Tratamento da América Latina. O resultado é um rio mais limpo e maior qualidade de vida. Com a Estação inaugurada, a área da Lagoinha, passou para a Prefeitura de Campos, para se tornar um Parque Público. Em Junho de 2014 a Prefeitura e o Instituto Pinho Bravo inauguraram no local o CEARC – Centro de Estudos Ambientais Roberto Civita. Em 2019, o Parque da Lagoinha passa a ser gerenciado pela ARLA, que com recursos próprios, durante dois anos, fará a revitalização de toda a área, para que moradores e turistas de Campos do Jordão possam aproveitar a natureza, com uma ótima estrutura para famílias e crianças.

Primeira fase

Nesta primeira fase, que será entregue no sábado, os lagos já foram recuperados, há pista de caminhada, quadras de beach tennis, passeios de pôneis e mesas de piquenique. Num projeto paisagístico de grande sensibilidade, bosques de ipês, cerejeiras, muitas hortênsias e outras espécies já foram plantados, o que fará com que o parque mude de cor, de acordo com as estações. Um espaço para crianças com pula pula e balanços, também já está pronto.  Ao projeto somam-se outras ações, como as oficinas com lã de carneiro da Maõstiqueiras e o núcleo de conscientização ambiental, com oficinas para crianças e uma área com viveiros de mudas. No futuro, haverá também arborismo e eventos culturais.