• 25 DE Agosto

Defesa Civil do Estado realiza o 1º Simulado de Descarrilamento de Trem na sexta, dia 16

Cidade - 12/08/2019 | 15:37

Foto: Divulgação

No próximo dia 16 de agosto de 2019, sexta-feira, à partir das 10h, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/SP) em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Estrada de Ferro Campos do Jordão – EFCJ, da Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos, realizam o simulado de descarrilamento de trem turístico no trecho de serra. A ação acontecerá em Santo Antônio do Pinhal ( Rodovia Floriano Pinheiro SP 123, km 33 +500), e contará com a participação das Defesas Civis de Campos do Jordão e Pindamonhanga, Prefeitura de Campos de Jordão, Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Grupamento Aéreo, SAMU, Radioamadores, Cruz Vermelha Brasileira, Guarda Civil Municipal, Departamento de Trânsito e Servidores da Estrada de Ferro Campos do Jordão – EFCJ. O treinamento visa capacitar e treinar a comunidade para a situação de risco de descarrilamento de trem ou outros veículos de transporte coletivo, de modo a torná-la resiliente.Um dos pontos é a integração e articulação dos diversos órgãos envolvidos na resposta ao evento calamitoso, diminuindo, desta forma, o tempo de atendimento, essencial à mitigação dos danos humanos que seguem aos desastres. O simulado será o referencial inicial para a formatação de um Plano de Contingência para atendimento de descarrilamento de trem.