• 19 DE Outubro

87% dos participantes do Grupo Municipal de Sobrepeso e Obesidade mantido pela Prefeitura atingem as metas de redução de peso

Saúde - 27/08/2019 | 16:13

Desde julho de 2017, a Prefeitura de Campos do Jordão oferece à população jordanense, gratuitamente, o Programa de Combate à Obesidade. Após dois anos de trabalho, os resultados alcançados são promissores: 93% mudaram seus hábitos, estendendo a reeducação alimentar para toda família e conquistaram uma qualidade de vida voltada para alimentação saudável e a prática de exercícios físicos. Dentre os participantes, 87% conseguiram atingir o peso ideal. As ações são desenvolvidas pelos profissionais do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família, da Secretaria Municipal de Saúde. São 12 encontros semanais onde os pacientes são monitorados com relação ao peso, circunferência abdominal, pressão arterial e IMC (Índice de Massa Corpórea). Durante os encontros, que são conduzidos por nutricionista, psicóloga e fisioterapeuta, os resultados são discutidos e avaliados pelo grupo e, caso seja necessário, os pacientes são encaminhados para acompanhamento médico. Os profissionais estimulam a alimentação saudável e abordam nos encontros os aspectos emocionais e sociais do sobrepeso, visando promover o aumento da autoestima e qualidade de vida. A psicóloga Solange De Cicco, que coordena os trabalhos, afirma que ao final de três meses já é possível observar mudanças de hábitos, uma reeducação alimentar e uma significativa redução de peso dentro de um processo adequado e equilibrado. “A partir do 12º encontro semanal, nós agendamos encontros mensais, onde é discutimos a manutenção dos hábitos adquiridos”, afirma a psicóloga. Os encontros acontecem sempre às quintas-feiras, a partir das 13h30 no Complexo Municipal de Saúde. Para participar, basta inscrever-se no Posto de Saúde do seu bairro.