• 16 DE Setembro

Educação para o trânsito é tema de Campanha nas escolas. “No trânsito, o sentido é a Vida!”

Cidade - 11/09/2019 | 17:01

DSV

Foto: DSV

A Prefeitura de Campos do Jordão, antecipou as ações que serão celebradas em todo o país, entre os dias 18 e 25 de setembro da Semana Nacional do Trânsito . Neste ano o tema é  “No trânsito, o sentido é a Vida!”.
Desde de segunda-feira, estão sendo feitas ações educativas e de conscientização. Na programação estão campanhas de respeito à faixa de pedestres, inclusão no trânsito e incentivo para o motorista não  ingerir bebida alcoólica.
As ações estão sendo desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania, Guarda Civil Municipal e do Departamento do Sistema Viário (DSV) e um dos focos são palesras para os alunos do Ensino Fundamental II, das escolas da Rede Municipal.
As atividades tiveram início na segunda-feira (9) com palestra dos agentes de trânsito na escola Lucila Florence Cerqueira. Na terça-feira (10) quem recebeu as palestras foram os alunos da escola Tancredo de Almeida Neves. Hoje ( 11) a palestra foi na Escola Laurinda da Matta. A semana de palestras continua na Escola Anísio Teixeira no dia 12; Irene Lopes Sodré dia 13 e Antônio Nicola Padula, fecha o ciclo no dia 16 de setembro. No dia 20 haverá uma palestra com o tema “Harmonia no Trânsito e Direção Defensiva” a ser ministrada pela Divisão da guarda municipal “Anjos da Guarda” no Espaço Cultural Dr. Além, às 9h00. A palestra é voltada aos motoristas já habilitados e aos futuros motoristas. Também estão previstas blitz de conscientização junto aos motoristas no dia 24, em diversos pontos da cidade.  “Campos do Jordão é uma cidade que se diferencia quanto ao uso correto das faixas de pedestres mas precisamos ir além na melhoria do trânsito. Quando toda população é envolvida em ações educativas o resultado é sem dúvida uma cidade mais segura. Este é o nosso objetivo”, explica Wander Vieira Secretário Municipal de Segurança Pública e Cidadania. Durante as palestras os alunos recebem orientações sobre a importância de se respeitar as leis de trânsito. Destaque para não dirigir alcoolizado, não usar o celular enquanto dirige ou atravessa as ruas, não ultrapassar o limite de velocidade, usar sempre o cinto de segurança, atravessar a rua nas faixas de pedestres, conhecer e respeitar os sinais e leis de trânsito e especialmente dada a idade, os alunos são orientados sobre o uso correto das vias com ênfase para que circulem com suas bicicletas na ciclovia e quando estiverem a pé que transitem pelas calçadas.