• 05 DE Dezembro

Para manter a qualidade da merenda, profissionais fazem capacitação

Educação - 16/09/2019 | 18:09

O sistema de alimentação escolar da Prefeitura de Campos do Jordão serve, diariamente, 8.635 refeições por dia e mais de 8.400 lanches rápidos (merendas), nas escolas  e creches municipais. São cerca de 4,6 milhões ao ano, investidos em alimentação nas escolas. Um recurso que sai diretamente do orçamento municipal.  O cardápio farto e variado é feito pela equipe de nutrição, da Secretaria de Educação e pensado de acordo com o clima e a sazonalidade, para que os alimentos frescos cheguem às crianças. São servidas até 5 refeições diárias para as crianças do período integral. Nas refeições tem carne, peixe e aves, além de frutas, legumes, verduras e cereais. O Programa Nacional de Alimentação Escolar exige que o cardápio tenha um consumo mínimo de frutas e verduras, três vezes por semana. Na rede municipal jordanense, os alunos recebem estes alimentos todos os dias.  Há ainda cardápios especiais para portadores de doença celíaca (alergia a glúten), diabetes, hipertensão, anemias, alergias, intolerâncias alimentares, entre outras. O cardápio especial é feito de acordo com a solicitação dos pais, mediante a apresentação de laudo médico atualizado para que, os nutricionistas possam passar as orientações necessárias para um cardápio específico para a criança. Com um programa tão extenso é preciso que haja uma reciclagem constante. Foi isso o que aconteceu, na última sexta-feira, 13 de setembro. Cerca de 180 profissionais, incluindo as novas merendeiras, participaram de um treinamento especial, sobre as Boas Práticas de Manipulação de Alimentos. Elas aprenderam sobre a rotina de trabalho da alimentação. Todos os processos, desde o transporte do alimento até a chegada ao prato das crianças, são baseados num rígido controle de qualidade. Tudo deve ser inspecionado e fiscalizado e a manipulação dos alimentos feita com higiene e rigor. “Os benefícios de um programa nutricional bem pensado, representam a possibilidade de um futuro mais saudável, equilibrado e feliz para as crianças. Na escola elas são estimuladas a provar alimentos novos e incluir verduras e frutas na alimentação. Nós fugimos do industrializado, para apresentar comida de verdade”, afirma o prefeito Fred Guidoni.