• 15 DE Novembro

Agentes de Trânsito trabalham na prevenção

Administração - 03/10/2019 | 18:54

Respeitar o limite de velocidade indicado nas placas de trânsito, não ingerir bebida alcoólica antes de dirigir e ter mais respeito com o ciclista e o pedestre. Ao longo do mês de setembro, esses foram alguns comportamentos reforçados aos motoristas nas atividades preventivas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania.  As ações não se dedicaram exclusivamente a quem está à frente do volante. Ciclistas e pedestres também foram alvos de sensibilizações específicas, bem como os futuros motoristas. Ao todo, foram 16 blitz educativas. As escolas municipais, também receberam palestras dos Agentes de Trânsito. No Espaço Cultural Dr. Além, uma outra palestra foi realizada pelo Comandante da Guarda Robson Martins Ferreira. O tema foi harmonia no trânsito e direção defensiva. “Nossa meta é formar cidadãos, ao invés de formar apenas condutores. As pessoas querem seguir as leis de trânsito para evitar ‘multas’, quando deveriam seguir as leis de trânsito para preservar as próprias vidas”, afirma o Comandante da Guarda.  Martins é também instrutor de direção e pilotagem táticas. Que o diga o Diretor de Trânsito Thiago Ramos de Oliveira. O DSV tem estado constantemente na rua orientando o trânsito, no dia a dia, ou em eventos, como na última semana, no l’Étape. “Nem sempre a população entende o nosso trabalho. Mas a segurança é o que nos move”, afirma. Resultados O resultado deste esforço permanente pode ser medido em números. De acordo com o Detran,  o número de acidentes com vítimas teve redução de 28% no último ano. O bom resultado levou o município a receber mais apoio do Governo do Estado para o setor. Um convênio para placas de sinalização e pintura de faixas foi assinado pelo prefeito Fred Guidoni e vai dotar a cidade de mais segurança no trânsito. “Fazemos sensibilização para a segurança de públicos específicos o ano todo. O trabalho com as crianças e adolescente tem uma resposta muito rápida e gratificante. A orientação do prefeito é de atuar na prevenção e preparar  as futuras gerações”, explica o Secretário de Segurança Pública e Cidadania Wander Firmino Vieira.