• 05 DE Dezembro

Prefeitura faz manutenção em pontos de ônibus

Administração - 07/10/2019 | 12:03

A Prefeitura de Campos do Jordão, a empresa responsável pelo Mobiliário Urbano e a Empresa Viação da Montanha continuam com o trabalho de manutenção dos Pontos de ônibus. Na última semana, a Viação da Montanha fez a reforma do ponto no Bairro Recanto Feliz. Nesta semana, três novos pontos serão substituídos, no Trevo da Vila Rica, Ponto Final do Santa Cruz e em frente ao Posto do Santa Cruz, pela empresa que cuida do mobiliário urbano, no padrão estabelecido pela Prefeitura.  No Bairro da Campista, também haverá a construção de um novo Ponto, na próxima semana.  O trabalho de manutenção vem sendo constante. Em 2014, a Prefeitura pôs fim a um problema enfrentado durante anos, no ponto de ônibus em frente ao antigo Pronto Socorro, onde havia alagamentos constantes.  Para que houvesse uma solução definitiva do problema, a Prefeitura trocou o recapeamento e fez uma nova canalização de águas pluviais, tanto na rua Rafael Sampaio Vidal, como também sob o piso da calçada, que recebeu uma nova cobertura, como as das calçadas do eixo central, na Abernéssia. Os degraus foram removidos e novas sinalizações, em faixa em alto relevo, foram fixadas no chão, facilitando a locomoção pessoal de deficientes visuais, crianças e idosos. O local que recebe grande quantidade de ônibus urbanos e interurbanos, conta agora com uma manta especial para drenagem, para evitar a deterioração do asfalto. A reforma do ponto não é um fato isolado e revela a qualidade do trabalho feito. Realizada há quatro anos, o ponto continua funcionando em perfeitas condições, sem alagamento.  Pontos de ônibus como parte do Mobiliário Urbano Em 2015, a Prefeitura inovou e fez uma concorrência aberta para a ocupação publicitária. A empresa vencedora está investindo cerca de R$ 2,4 milhões em pontos de ônibus, relógios com termômetros, bancos e lixeiras. Em Campos do Jordão, o limite da publicidade ao ar livre é definido pela Lei Cidade Limpa, que demarca os pontos do mobiliário urbano onde a publicidade pode ser feita.  Desde 2015,  42 novos abrigos de ônibus já foram instalados no eixo central e bairros. A empresa também instalou cerca de 20 relógios e 100 postes de identificação. Além destas melhorias, a licitação definiu um pagamento anual ao Fumtur – Fundo Municipal de Turismo, que foi criado em 2014, de cerca de R$ 370 mil ao ano. O Fumtur é administrado pelo Conselho Municipal de Turismo, que também foi reformulado e agora é formado basicamente por empresários do setor e representantes da sociedade civil.