• 20 DE Janeiro
  • |
  • 18:16

Obras em toda a cidade garantem o futuro

Obras Municipais - 29/11/2019 | 12:18

Imprensa de Campos do Jordão

Foto: Imprensa de Campos do Jordão

A Prefeitura de Campos do Jordão vem transformando a cidade em um canteiro de obras. Em todos os bairros há ações sendo feitas. “Estamos transformando a cidade num espaço mais seguro. As obras de infraestrutura urbana mudam o cenário e oferecem melhor qualidade de vida para a população”, afirma o prefeito Fred Guidoni.  As ações são possíveis graças à austeridade e a economia feita nas licitações de obras. Grande parte delas está sendo realizada, exclusivamente, com dinheiro da Prefeitura.  As obras refletem a boa gestão e as medidas de austeridade e controle adotadas pela administração municipal de Campos do Jordão, a partir de 2013. Ao assumir a gestão, o prefeito Fred Guidoni adotou medidas de contenção de gastos e de correção de contratos, gerando economia aos cofres públicos. Além disso, ainda foi o prefeito que mais pagou dívidas acumuladas em mais de 30 anos, os precatórios, e não criou nenhuma dívida nova. Todas as compras e desapropriações feitas a partir de 2013 foram pagas. Enquanto em Campos do Jordão a cidade transformou-se num canteiro de obras, no restante do país há uma paralisação. São mais de 4.600 obras paralisadas, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) em estudo apresentado neste ano, em Brasília. A maioria, em função de quebras de repasses de convênio, ou paralisação de programas. Depois de mais de 30 anos, pela primeira vez, a Prefeitura tem dinheiro para investir. Isso se deve ao pagamento das dívidas antigas e ao controle de gastos. Hoje a prefeitura compra barato, porque paga em dia os fornecedores. Isso vale para obras, mas também para as demais áreas como Saúde e Educação. Com a economia, que fazemos no dia a dia é que conseguimos investir”, afirma o prefeito Fred Guidoni. Confira o que está sendo feito Asfalto Novo no Eixo

Nesta semana, a Prefeitura está demolindo o Trevo do Santa Cruz que foi redesenhado para melhorar a fluidez do trânsito. A obra é parte do Programa que vai dotar de asfalto novo as avenidas do eixo central, do Portal ao Capivari. Com o término do trevo, o trabalho de recape será finalizado da Tassaburo Yamaguchi até a altura do Supermercado Piratininga, na Orestes Girardi. Em janeiro, começa a obra do outro lado, na Januário Miraglia, no mesmo trecho.

Asfalto Novo nos Bairros

Nesta semana, a Prefeitura está finalizando o asfalto da Rua 16, no alto da Vila Paulista Popular. No Floresta Negra, a Prefeitura está fazendo o asfalto das vias que saem das ruas principais, que já estavam asfaltadas. Outras vias ainda receberão asfalto neste ano. Entre elas a Rua Helvécia, na Vila Nova Suíça e a Rua Amancio Mazaroppi, na Vila Paulista Popular. Grande parte do programa é feito com recursos da Prefeitura.

Calçadas no Eixo e nos Bairros

No Eixo Central há várias frentes de trabalhos simultâneas trabalhando nas calçadas e melhorando a mobilidade. Na região do Jaguaribe, na Frei Orestes Girardi, as obras já chegaram à Meta Iluminação. Do outro lado, na Januário Miraglia, uma equipe está nas proximidades da Dona Bella e outra perto do Objetivo, subindo para a Vila Sodipe. Na altura do Piratininga, as calçadas já foram revitalizadas e agora a empresa está fazendo novos acessos e passagens de pedestres integrando e melhorando diversos modais. A obra segue até a Praça da Fonte da Amizade, com construção de novas ciclovias, em diversos trechos. Na Vila Albertina, margeando a Tassaburo Yamaguchi, no Bairro Santo Antônio e no Santa Cruz, o programa de calçadas continua, abraçando a cidade com o mesmo padrão.

Nova Creche está quase pronta

Entre as Vilas Nova Suíça e Albertina, a Prefeitura está construindo uma creche-escola que vai abrigar mais 150 alunos. Uma obra importante com recursos estaduais e da Prefeitura que trará para a cidade mais vagas em creche. Desde 2013, a Prefeitura já criou 650 novas vagas em creche. Em fase de acabamento, a Prefeitura já prepara a inauguração, para que ela funcione no próximo ano. Para que a creche fosse feita, em parceria com o Estado, primeiro a Prefeitura comprou o terreno e pagou à vista.

Nova Escola na Vila Britânia

Na Vila Britânia, as obras de construção da nova escola seguem em ritmo acelerado. A programação é que a nova escola seja entregue até meados do próximo ano. Com dois pavimentos e capacidade para cerca de 450 alunos, a obra está sendo feita com dinheiro da Prefeitura, sem nenhum convênio. A escola terá 11 salas de aula, além de sala de informática, biblioteca, refeitório, cozinha, secretaria, depósitos, banheiros e locais de múltiplo-uso. São 1.688 m² de área construída e totalmente realizada com recursos da Prefeitura.

Drenagem e Infraestrutura

Em todas as obras de asfalto, a Prefeitura constrói, antes, um novo sistema de drenagem.  São ações que evitam alagamentos e preparam a cidade para períodos de cada vez mais chuvas intensas, devido às mudanças climáticas. No Eixo Central, a Prefeitura já fez oito intervenções e há outras programadas. As intervenções já realizadas foram na altura dos trevos da Vila Albertina e Santa Cruz ; no Posto Scófano e CCI, onde um novo sistema foi implantado; em frente ao Supermercado Piratininga;  nas imediações da Praça da Fonte da Amizade e duas intervenções no Jaguaribe: uma perto da Escola de Natação e outra na altura do Cartório de Registro Civil.  Nos bairros, os muros de contenção de barranco continuam a ser feitos. Nas últimas semanas mais dois foram entregues: Um entre as Ruas Geraldo Félix e Vicente Salvador, no Bairro do Britador e outro na Rua Antônio Simões dos Reis, na Vila Sodipe. Na Vila Albertina foram cinco muros de gabiões, para conter as encostas, três escadas hidráulicas e pavimentação de pelo menos 15 ruas. A maior parte deste pacote de obras sai do Orçamento da Prefeitura, sem convênios.

Gabiões em Rios

O projeto faz parte de um conjunto de obras, implantado a partir de 2013, que visam evitar as cheias e conter o assoreamento do rio. Já foram realizados dez gabiões nos rios que cortam a cidade. No Ribeirão Perdizes, gabiões foram construídos nas proximidades do Tênis Clube/Pátio Paris e próximo Dona Bella e na confluência do ribeirão Perdizes com o Capivari, na altura da Praça do Cavalo. No Ribeirão Capivari, foi feito um grande trecho no Britador (Rua Rafael Sampaio Vidal); próximo ao Mercado Municipal; atrás da OAB e pátio da Feira; em frente ao Ginásio de Esportes; em frente ao SENAC; ao lado do Corpo de Bombeiros e na Avenida City Park, próximo ao Grande Hotel. No Rio Sapucaí Mirim, no caminho do Horto Florestal também foram feitas obras perto do Horto e próximo ao Rancho da Cília..

Escadões

Em vários Bairros, a Prefeitura de Campos do Jordão continua com o trabalho de revitalização dos escadões. As obras que incluem também a instalação de corrimões e iluminação visam melhorar a segurança dos moradores e a mobilidade urbana. A fase de concretagem já está feita nos escadões dos bairros Brancas Nuvens, ligando a Rua Geni Pinto com a Rua Saraiva; no Bairro Britador, com ligação entre as Ruas José Braz e Rua Curió; na Vila Fracalanza, com um escadão que liga a recém asfaltada Rua Arnaldo Borges de Paula com a Rua São Bento; na Vila Nadir, ligando a Rua João Tranchesi com a Rua Anacleto Pereira e, na Vila Santo Antônio, onde três escadões cortam quase toda a Vila, ligando as Ruas 13 de junho, Beija Flor e a Rua Sabiá. Depois da concretagem e corrimões vem a iluminação.

Reforma do Centro de Controle de Zoonose

As obras de reforma e ampliação do Centro de Controle de Zoonoses de Campos do Jordão entraram na reta final. O local abriga 109 cães e 29 equinos. A Prefeitura duplicou a área do canil utilizando paletes de propileno, para maior conforto e higiene dos cães. Na área reservada aos cavalos, a Prefeitura construiu uma nova baia, com piso emborrachado, para o tratamento dos cavalos. Também já está pronto o sistema de coleta de esgoto e dejetos e a substituição do forro da clínica. Também foram colocados azulejos e a pintura está em fase final. A reforma trará mais conforto e segurança para os animais e também para os funcionários que trabalham no local. Mais uma obra feita com recursos municipais.

Reforma de Quadras

A Prefeitura iniciou neste mês as obras de revitalização da quadra da Escola Municipal. Profª Mary Aparecida Ribeiro de Arruda Camargo, no bairro Floresta Negra e da Quadra da Escola Tancredo Neves e creche Maria Tereza Amadi, na Abernéssia. A revitalização faz parte de um programa que está levando mais conforto e segurança, para a prática de esportes nas escolas municipais. Será feita a cobertura das quadras, fechamento lateral com alambrado, nova iluminação e nova pintura poliesportiva. As escolas Cecília Murayma e Nicola Padula, já tiveram as suas quadras revitalizadas.  A próxima escola será a Octávio da Matta, na Vila Santo Antônio. A Prefeitura programa, para o próximo ano, mais sete quadras, em bairros e outras escolas. Um programa feito totalmente com recursos da Prefeitura.

Obras já entregues em 2019

Avenida City Park com asfalto novo, duas pontes, calçadas e iluminação.

Nova passarela na Praça Daniel Correa Cintra

Centro de Convivência do Idoso

Revitalização do Espaço Cultural Dr. Além

Instalação de Lixeiras Subterrâneas

Sala de Fisioterapia

Reforma do CAPS e Posto de Saúde do Matadouro

Reforma das Fontes da Amizade, Fonte Simão e Fonte Valentim Menino de Ferraz, no Jardim Márcia

Alargamento, asfalto novo e iluminação de Led na Tassaburo Yamaguchi

Asfalto da Rua Armando Rodrigues da Costa, na Vila Sodipe, da Rua F, Rua Altino Arantes e Rua Arnaldo Borges de Paula.

Asfalto em Ruas do Jardim Guararema, Jardim Nova Suíça, Floresta Negra e Vila Albertina

Cobertura de Quadras Poliesportivas nas escolas Nicola Padula e Cecília Murayama

Calçadas do Capivari à Abernéssia e nova iluminação de Led do Capivari até o Genève