• 09 DE Abril

Plano Municipal projeta a cultura da cidade pelos próximos dez anos

Cultura - 09/01/2020 | 17:03

O Prefeito Fred Guidoni sancionou, no último dia 23 de dezembro, a Lei 4017, de autoria do Poder Executivo, que institui o Plano Municipal de Cultura para a cidade de Campos do Jordão.  O plano estabelece, para os próximos dez anos, as diretrizes para a política pública de Cultura para a cidade.  Discutido em 4 encontros da Conferência Municipal de Cultura realizada em junho de 2018, o Plano é resultado de contribuições de diversos artistas e produtores de cultura locais e busca garantir, até o ano de  2029, as conquistas obtidas pelo setor desde o ano de 2013, quando a administração municipal passou a enfatizar as ações culturais, artísticas e de valorização da memória como forma de desenvolvimento humano, social e econômico, por meio de atividades coordenadas pela Secretaria de Valorização da Cultura.  No último ano, as ações de Cultura desenvolvidas pela Secretaria movimentaram, em números absolutos, um público de mais de 44 mil pessoas nos seis equipamentos de Cultura administrados pela Prefeitura (Espaço Cultural Dr. Além, Casa de Cultura Antônio Fernando Costella, Projeto Guri, Biblioteca Municipal, Biblioteca Infantil e Telecentro Inclusão Digital), sem contar os concertos do Festival de Inverno.  O Plano também vai garantir o funcionamento de órgãos importantes, como o Instituto do Patrimônio Histórico (IPHAACCJ), Conselho Municipal de Políticas Culturais e fundos municipais de Cultura e do Espaço Cultural Dr. Além, para onde são dirigidos os recursos advindos pela cobrança da taxa de utilização do espaço pelas empresas privadas.  Prevê ainda a possibilidade de crianças de outros equipamentos e órgãos de desenvolvimento para o setor, como gibitecas e bibliotecas, grupos musicais, cênicos, corpos de baile e grupos de estudo, entre outros.  A preservação do patrimônio material e imaterial, com ações de identificação e tombamento, resgate da memória local, formação de público, ações dirigidas a públicos de todas as idades e a participação direta dos artistas jordanenses em eventos que acontecem na Cidade também são alguns destaques presentes no documento, que foi aprovado por unanimidade pelos vereadores em duas votações.

Para o Prefeito Fred Guidoni,

Campos do Jordão tem vocação natural para o desenvolvimento da Arte e da Cultura que, atuando junto à Educação, ao Turismo e ao Meio-Ambiente, tornam-se vetor fundamental de crescimento econômico e social e criando uma Cidade melhor, agora e para o futuro, sem perder nossa identidade e nossas raízes históricas”.

O Plano Municipal de Cultura pode ser acessado no site da Prefeitura oonde estão também outros Planos Municipais  http://camposdojordao.sp.gov.br/transparencia/Relatorios/