• 08 DE Abril

Educação Ambiental define calendário para o primeiro semestre de 2020

Meio Ambiente - 16/01/2020 | 15:03

Em reunião realizada na última terça-feira (14) o Grupo de Trabalho em Educação ambiental de Campos do Jordão definiu as suas atividades para o calendário do primeiro semestre de 2020. Com a presença de representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Fundação Florestal, Aventoriba, Parque Estadual de Campos do Jordão, Comitê de Bacias Hidrográficas da Serra da Mantiqueira, empresa Urbanes (concessionária do Parque Estadual) e Museu Felícia Leirner as ações foram discutidas e definidas até o mês de junho deste ano. Dia do Turismo Ecológico A programação desta atividade contará com trilhas monitoradas e oficinas com o tema Turismo Ecológico. O período será de 27 de fevereiro à 1 de março e contará com a coordenação da Concessionária Urbanes. A Secretaria do Meio Ambiente será responsável em articular junto à secretaria de educação para o envolvimento e a participação dos alunos da rede municipal. Dia da Mulher Esse evento vai acontecer no Parque Estadual de Campos do Jordão, no domingo, dia 8 de março. A proposta da Urbanes é de realizar uma aula de Kung Fu para defesa pessoal. Dia da Água Esse evento será coordenado pelo Parque Estadual Campos do Jordão e será apresentado também na Câmara Técnica de Educação Ambiental do Comitê de Bacias Hidrográficas da Serra da Mantiqueira. O objetivo é multiplicar o tema nas cidades de São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal. A data ainda será definida e o público alvo será alunos do Ensino Fundamental II. Aniversário do Parque Estadual Em comemoração ao aniversário de 75 anos do PECJ – Horto Florestal, a programação contará com o tradicional Concurso Cultural “Um Olhar Sobre o Parque” que conta com parceria da Secretaria Municipal de Valorização da Cultura. A premiação do concurso acontecerá no dia 27 de março. Serão convidados grupos de Hip Hop e Grafiteiros para envolvimento nesta atividade. Dia do Planeta Terra O formato desta ação sofre alteração para 4 encontros, sendo duas datas ainda a definir, direcionadas para instituições de ensino como escolas, incluindo o Instituto Federal e o SENAC. Os outros dois encontros, acontecerão dias 25 e 26 de abril em locais públicos próximos ao Parque dos Cedros e Gazebo no bairro de Abernéssia. Global Big Day Esse evento manterá o formato do ano passado, com data prevista para o dia 2 de maio. A edição deste ano acontecerá paralelamente com evento no Monumeto Natul – MoNa Pedra do Baú. Dia da Mata Atlântica Essa ação também manterá o formato o formato de 2019 e contará com passeio ciclístico e caminhada para a represa de Itatinga, no bairro do Monte Carlo. O objetivo é de fortalecer o envolvimento da comunidade com as ações de limpeza e plantio da mata ciliar, a partir da Associação de Moradores do bairro e Postos de Saúde. Além disso, deverá ser proposto um segundo roteiro mais longo para bicicleta. Dia do Meio Ambiente Essa ação será dividida em duas datas sendo que no dia 4 de junho está prevista a inauguração da EcoBarreira a ser instalada no Parque Estadual e o mutirão de limpeza nas margens do Rio Sapucaí; Ao longo dos meses a intenção é de melhorar a aproximação com a Associação de Reciclagem ReciclaMais para um melhor resultado desta atividade. Para o dia 5 de junho serão planejadas oficinas e palestras no Parque Estadual cujas sugestões de temas foram agricultura orgânica e mudanças climáticas. A próxima reunião deste grupo de trabalho vai acontecer no dia 4 de fevereiro. Com horário e data a ser divulgado.