• 09 DE Abril

Adolescentes e Crianças da rede municipal de ensino de Campos do Jordão agora contam com Cadernetas e Fichas de Saúde

Saúde - 31/01/2020 | 13:34

O PSE - Programa Saúde na Escola, da Secretaria Municipal e Saúde de Campos do Jordão realiza mais uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação visando o controle e a melhoria da saúde dos jovens e crianças da cidade. Trata-se da confecção e instituição das Cadernetas de Saúde do Adolescente e da Ficha de Saúde da Criança e do Adolescente que está acontecendo nesta semana.  Os agentes do ESF - Estratégia da Saúde da Família estão visitando as creches e escolas da rede municipal para implantar os documentos junto às crianças e aos adolescentes de 10 a 19 anos. A ação inédita visa a atenção integral à saúde da criança e do adolescente nos serviços de saúde, oferecendo maior controle quanto ao calendário de vacinação e conhecimento sobre medicações, alergias e outros problemas que precisam de acompanhamento médico.  A ação vai ajudar o trabalho dos profissionais de saúde, mas a colaboração dos pais no envio de informações solicitadas pela escola, assim como a cópia da caderneta de vacinação, cartão do SUS e CPF das crianças é fundamental. O apoio das famílias é imprescindível para os devidos cadastros das crianças junto ao sistema de saúde federal e municipal. Dúvidas quanto ao processo podem ser obtidas junto ao posto de Saúde nos bairros. Caderneta do Adolescente  A Caderneta do Adolescente, confeccionada para adolescentes entre 10 e 19 anos de idade, na versão masculina e feminina, tem conteúdo adequado para quem está vivendo uma fase rica em descobertas e mudanças. Para curtir a vida e desenvolver todas as suas capacidades, o adolescente vai precisar de muita saúde, aprender a cuidar de seu próprio bem-estar físico, emocional, psicológico, espiritual e social que são cuidados importantes para uma vida saudável.  A Caderneta de Saúde do Adolescente ajudará a acompanhar as transformações que ocorrem no corpo dos adolescentes e também contém informações sobre os seus direitos. Possui também o calendário de vacinas ofertado pelo Ministério da Saúde, para os adolescentes. Ficha de Saúde da Criança Para as crianças estão sendo instituídas as Fichas de Saúde da Criança para acompanhar as condições de saúde e vacinação de todas as crianças da rede pública de ensino.