• 08 DE Abril

Prefeitura continua com a limpeza do rio Capivari

Obras Municipais - 12/02/2020 | 09:34

Mesmo com chuva, os trabalhos de limpeza do rio Capivari continuam. A limpeza teve início na Vila Albertina, onde nasce o rio,  no dia 15 de janeiro e seguindo. Hoje ela está nas proximidades do bairro Britador. O trabalho de limpeza é mais um passo no processo de eliminação de pontos de alagamento, que no transcorrer dos últimos anos construiu muros de contenção em diversos pontos e novos sistemas de drenagem em toda a cidade. Uma ação que visa melhorar a qualidade de vida e proteger o meio ambiente. Nesta quarta (12), a limpeza está sendo feita nas proximidades da travessa Benedito da Costa Manso e na ponte próximo ao antigo supermercado Piratininga, em Abernéssia.  A limpeza manual segue, onde não é possível entrar com máquinas. Ao todo, são mais de 8 km de trabalho dentro do rio. Ao mesmo tempo, a Prefeitura também fará intervenções pontuais, em locais onde haja mais assoreamento, nos afluentes. Outras obras preventivas Para evitar alagamentos, outras obras já foram executadas no eixo central e em diversos pontos da cidade. Nas avenidas Frei Orestes e Januário Miraglia, a Prefeitura já construiu um novo sistema de drenagem, na altura da Chácara Fracalanza e CCI Wilma Jundi Dubuiex. A Prefeitura também fez no ano passado um novo sistema de drenagem, na altura dos trevos da Vila Albertina e Santa Cruz. O mesmo trabalho também foi feito no Jaguaribe, perto do Cartório de Registro Civil, na escola de natação e também no ponto perto da Frutraria. Na altura do Supermercado Piratininga, também um novo sistema de drenagem foi feito. Há ainda outros pontos que passarão por intervenção, antes do recape nas duas avenidas, que está em curso. Para o Prefeito Fred Guidoni estas são obras importantes, estruturais, que eliminam problemas com que a cidade convive há muitos anos. “Estão sendo feitas com recursos próprios, planejadas e pensadas para resolver os problemas, não apenas imediatos, mas também no futuro", afirma o prefeito Fred Guidoni. Outras obras que ajudam o meio ambiente e a melhor vazão do rio, são os muros de contenção no rio. A Prefeitura já executou muros de contenção (gabião) em 8 pontos. A maioria ao longo do eixo central e se prepara para executar mais muros de contenção no rio, no trecho em que margeia a estrada do Horto. Novas Pontes A Prefeitura também está licitando a reforma da Ponte nas proximidades da Volta Fria, perto da Meta Iluminação. A ponte atual será demolida e uma outra será construída mais alta e mais larga, para melhorar o escoamento das águas, naquele que também é um ponto de inundação. Na avenida City Park, perto da Rodoviária, a Prefeitura construiu uma nova ponte e alargou a outra ponte no entroncamento da avenida, com a Amadeu Carletti. As obras além de contribuírem com o trânsito, também visam a desobstrução do rio, que recebeu no trecho também muros de gabião. Outras nove pontes de madeira, também serão substituídas por concentro, neste ano, com alargamento, onde for necessário.