• 27 DE Maio

Campos do Jordão é sede de treinamento de saúde para combater o tracoma, doença que pode causar cegueira

Saúde - 12/04/2018 | 16:22

Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Campos do Jordão

Foto: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Campos do Jordão

De 9 a 13 de Abril, Campos do Jordão está sediando um treinamento para equipes de saúde da região na busca domiciliar de tracoma, doença que pode levar a cegueira. Como parte do treinamento, as equipes estão percorrendo duas das quatro áreas que de acordo com o IBGE são mais vulneráveis e onde existe maior probabilidade de ocorrência da doença: Monte Carlo e Vila Albertina.
As equipes estão visitando as casas escolhidas, onde é feito o exame ocular externo e medida da acuidade visual de todas as pessoas do domicílio selecionado.
Norma Helen Medina diretora técnica do Centro de Oftalmologia Sanitária, do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde que está coordenando os trabalhos, explica que o tracoma é um tipo de conjuntivite transmissível que afeta, principalmente, as crianças e pode causar sequelas em adultos.
A amostra do trabalho de investigação será analisada ao final do encontro. Os pacientes locais onde foi constatada a doença já foram medicados e serão acompanhados nos postos de saúde da família para tratamento.
Dentre os profissionais que estão sendo treinados participam 6 profissionais de saúde da família. Duas enfermeiras já foram capacitadas no ano passado para o diagnóstico e avaliação do Tracoma.
No próximos meses, os profissionais percorrerão o Parque da Ferradura e Peroba, outras duas áreas apontadas pelo censo do IBGE como vulneráveis.
Todas as crianças da rede pública municipal já são monitorados no programa Saúde na Escola, passando por exames de acuidade visual.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé, céu e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre