• 09 DE Abril

Guarda Civil inicia o ciclo de palestras 2020 pela escola Anísio Teixeira

Cidade - 21/02/2020 | 14:25

Com a criação do Programa “Anjos da Guarda”, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Campos do Jordão, desde 2015   leva às escolas municipais palestras educativas que tratam da prevenção do uso de drogas, boa convivência, violência e bullying escolar. A proposta é apresentar o tema aos alunos, professores, diretores e pais como uma forma de orientar sobre os perigos e de como dialogar sobre o assunto. Na manhã de quarta-feira (20) a escola que abriu a programação deste ano foi a escola municipal Anísio Teixeira. A palestra foi ministrada para os alunos dos 6° aos 9° anos. As apresentações são agendadas pela direção das escolas com a Guarda Municipal, que realiza a palestra. Os profissionais também discutem assuntos específicos de cada escola, a pedido dos diretores. Por exemplo, na escola Anísio também foi abordado os riscos de brincadeiras vindas da internet, como o caso de um vídeo que viralizou propondo “O desafio da rasteira”. A brincadeira fez ao menos uma vítima fatal: uma adolescente de 16 anos, que foi alvo do desafio numa escola pública do Rio Grande do Norte. Há relatos de diversos casos de traumas físicos, oriundos da brincadeira, em todo o país. Segundo o Comandante Geral da GCM Robson Martins Ferreira, a palestra é preparada em conjunto. “A direção da escola propõe o tema a ser abordado e nós elaboramos uma apresentação em cima do contexto oferecido,” explica. Para a Secretária de Educação Marta Esteves, a aproximação da Guarda e da Defesa Civil com as escolas é fundamental. “Eles são a nossa força de proteção. Atuando com as crianças fortalecemos uma abordagem educativa na resolução dos conflitos, garantindo maior segurança e estreitamento do vínculo entre as forças de defesa e a comunidade local”, afirma.