• 25 DE Maio

Cavalos do grupamento montado da Casa Militar que ficavam em Campos do Jordão passarão a servir a região, junto ao BAEP de Taubaté

Cidade - 04/03/2020 | 17:41

Os 10 animais Puro Sangue Lusitano, que ficavam nas dependências do Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão, passarão a integrar as ações do 3º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) em Taubaté. A mudança, que deve acontecer durante o mês de março, faz parte de uma restruturação, promovida pelo Governo do Estado de São Paulo que está dotando diversas regiões do Estado com os policiais da tropa de Elite da Policia Militar. Os policiais atuam nas áreas de interesse de segurança pública, onde são comprovadas estatisticamente pelo setor de inteligência policial, que existem os maiores índices criminais. A atuação cirúrgica das forças especiais nos locais onde demandam mais atenção é o segredo do sucesso na queda dos índices criminais. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (4) ao Prefeito Fred Guidoni, pelo Major PM Cavalheiro, comandante do 3º Baep de Taubaté. A reunião contou também com o Comandante da PM de Campos do Jordão Antognoni, o Presidente do Conseg, Daniel Lopes, o presidente da Câmara Filipe Cintra, o Secretário Municipal de Segurança Pública e Cidadania Wander Vieira, o Major PM Fabrício Lemos Comandante Interino do Décimo Primeiro Grupamento de Bombeiros, o Cap. Gláucio Cafalchio, Comandante do 2° Subgrupamento de Bombeiros do 11° Grupamento de Bombeiros e o vereador Cláudio Adão. Os 10 animais serão empregados no policiamento montado em toda região, e voltarão para o patrulhamento da cidade, no mês de Julho, durante a Operação Inverno da Polícia Militar. Os animais ficarão em uma estrutura construída especialmente para eles, junto ao 3º BAEP, onde já está o Canil com 12 cachorros. O espaço conta com galpão para acondicionar ração, feno e serragem; uma sala de selas e equipamentos; sala de ferradoria, box para banho, sala de enfermaria e quarto cavalariço. Pela primeira vez, os cavalos que ficam em Campos já foram utilizados em outra cidade. Neste ano, o grupamento atuou no Carnaval de São Luiz do Paraitinga.