• 12 DE Agosto

Campos do Jordão recebe dançarina internacional

Cultura - 09/03/2020 | 17:20

Foto: Divulgação

Em celebração ao mês da Mulher, a Prefeitura de Campos do Jordão, por meio da Secretaria de Valorização da Cultura, em parceria com o Museu Felícia Leirner/Auditório Cláudio Santoro/Acam Portinari/Governo do Estado de São Paulo recebe a bailarina internacional Simone Mello para uma programação cultural interativa que vai acontecer nos próximos dias 12, 13 e 14 de março. A dançarina Simone Mello, do grupo Cuerpo Fluctuante de Cusco, estará na Cidade para realizar uma atividade denominada “Escavando Vênus – Para Dançar Imediatamente como Dançavam Nossos Antepassados”. A atividade começa no dia 12 de março, quinta-feira, a partir das 19h, na Biblioteca Municipal, com um bate-papo com artista. Na sexta, dia 13, a partir das 18:30h, no Espaço Cultural Dr. Além, acontece o primeiro Laboratório de Expressão Corporal, quando os participantes já sobem ao palco para a aula prática. No sábado, dia 14, também no Espaço Cultural, o Laboratório segue durante todo o dia, a partir das 09h, culminando com o espetáculo, produzido pelos próprios participantes, a partir das 19:30h. O espetáculo é aberto ao público e a entrada é franca. O evento é aberto a todos os sexos e dirigido especialmente a atores, profissionais de dança, performers e demais interessados a partir dos 16 anos. Não é necessário ter conhecimento anterior em Dança. As inscrições devem ser feitas até o dia 12 de março pelo e-mail contato@musefelicialeirner.org.br. Os interessados devem encaminhar e-mail com seu nome completo e o nome da atividade: “Escavando Vênus – Para Dançar Imediatamente como Dançavam Nossos Antepassados”. Paulista de Santos e com residência fixa em Cusco, no Peru, coreógrafa, professora, mestre em Dança pela Universidade Federal da Bahia, referência sul-americanas no estudo e na prática do butoh (técnica desenvolvida no Japão por Kazuo Ohno e Tatsumi Hijikata) e com passagens por importantes grupos brasileiros e internacionais, Simone desenvolveu o projeto com o objetivo de estimular a busca do empoderamento feminino e da reflexão sobre o papel da mulher na sociedade por meio da atividade artística, partindo da simbologia presente no mito da deusa Vênus, símbolo da fertilidade e do empoderamento feminino. Queremos convidar as mulheres de Campos do Jordão, e também os homens, para juntos refletirmos sobre o papel da mulher no mundo moderno, neste momento em que a sociedade parece finalmente entender que não pode mais abrir mão da capacidade e da potência existentes no feminino. Por meio do diálogo e da dança, pretendemos estimular as mulheres jordanenses a pensar como protagonistas, capazes de transformar o mundo à sua volta e contribuir para uma sociedade mais justa e igual”, diz Simone. Para o Secretário Municipal de Valorização da Cultura, Benilson Toniolo, é uma oportunidade única para os jordanenses conhecerem o que há de mais moderno na dança contemporânea: “Campos do Jordão é uma das cidades da região que mais estimula a prática da Dança, graças ao trabalho desenvolvido por Vanessa Ballet, Expressão em Movimento, Movimentart, Olharte, Núcleo de Dança da Fundação Lia Maria Aguiar, entre outros, além dos diversos encontros que recebemos a cada ano. Graças a isso, nos tornamos referência nacional na Dança. Receber Simone Mello e seu laboratório significa, para nós, a consolidação desse trabalho e uma oportunidade única de vermos em cena um dos grandes nomes da dança no Brasil”.  A trilha sonora é composta por Celso Nascimento e a dramaturgia por Flávio Tonnetti. Para outras informações, (12) 3664-4427 (Secretaria de Valorização da Cultura).