• 25 DE Maio

Limpeza retira lixo e restabelece a profundidade e largura do rio Capivari nos locais onde não houve estrangulamento

Obras Municipais - 11/03/2020 | 19:13

Os trabalhos de limpeza do rio Capivari que a Prefeitura de Campos do Jordão está fazendo tem impressionado os moradores dos arredores e também quem passa de carro pelas ruas que margeiam o traçado. Um dos motivos que impressionam os transeuntes é quantidade de terra e lixo que esta sendo retirado. Na última semana, novamente, um colchão foi encontrado no rio. Somente neste ano, três colchões já foram retirados pelas equipes da secretaria de Serviços Urbanos. Além de colchões há um pouco de tudo no rio: de sacos de lixo a louças sanitárias, passando até por móveis.

A imagem pode conter: planta, árvore, atividades ao ar livre e natureza

A limpeza está sendo feita desde a nascente do rio, na Vila Albertina. Onde é possível, a limpeza utiliza maquinário. Em outros trechos, é feita somente com trabalho manual. O uso de máquinas facilita a retirada dos bancos de areia que se formaram no leito do rio. Este é mais um passo no processo de eliminação de pontos de alagamento, que no transcorrer dos últimos anos construiu muros de contenção em diversos pontos e novos sistemas de drenagem em toda a cidade. A limpeza compreende a remoção de lixo, vegetação e bancos de areia depositados no leito do rio. Uma atenção especial será destinada no trecho onde as áreas foram tomadas por construções nas margens e também onde se encontra, dentro do rio, a rede coletora de esgoto.