• 25 DE Maio

Criatividade, carinho e inclusão nas atividades oferecidas aos alunos da rede municipal em casa

Educação - 20/05/2020 | 20:52

As escolas municipais de Campos do Jordão estão oferecendo atividades para os alunos realizarem em casa. A Secretaria Municipal de Educação está orientando os Diretores, coordenadores e professores para que elaborem atividades conforme o planejamento de aulas que estava em curso e enviem aos alunos através de aplicativos digitais ou que entreguem cópias impressas para aqueles que não possuem acesso à internet.

Esta nova realidade atende as adaptações necessárias para o enfrentamento da pandemia buscando não comprometer o aprendizado ao cumprir o isolamento social recomendado pelas autoridades.

“Estamos vivendo um momento sem precedentes na história recente da humanidade, em razão da pandemia do novo coronavírus. Esse quadro tem obrigado todos os setores da sociedade a se reinventarem e com a escola não tem sido diferente. Estamos nos surpreendendo com as atividades maravilhosas preparadas com muito carinho pelos professores e com o retorno executado pelos alunos”, afirma Marta Esteves, secretaria de educação de Campos do Jordão.

Envio das atividades

Cada escola ou setor de Educação Infantil, de acordo com a sua realidade e localidade está estabelecendo quais tipos de atividades e, principalmente, quais as formas que essas atividades devem chegar até os estudantes.

Os professores e coordenadores são o elo de comunicação com os pais e responsáveis dos alunos no envio das atividades. Desta forma cada um comunica com seu grupo da melhor forma e com tratamento individual da demanda, tendo em vista que são as equipes escolares que conhecem bem a realidade de cada aluno.

O uso das tecnologias digitais tem sido grande aliado das escolas nesse momento de pandemia, fazendo com que as atividades educacionais cheguem até os alunos. No entanto, as famílias que não tem acesso à internet recebem as atividades nas próprias unidades escolares que estão abrindo semanalmente para esta finalidade e para esclarecer dúvidas quanto as atividades.

Educação Inclusiva

Os alunos que requerem atenção especial, por possuírem algum tipo de deficiência, também estão incluídos no processo do ensino a distância. A equipe de psicopedagogos da Secretaria da Educação, responsável pelo AEE (Atendimento Educacional Especializado) está atendendo conforme demanda indicada pelas escolas.

Recomendação

Além das atividades encaminhadas, é muito importante que as famílias procurem estabelecer uma rotina de horários de estudo para que os estudantes mantenham o ritmo e se preparem para o retorno as aulas, quando for possível.

Mãe de aluno da Educação Infantil criou um cantinho para a filha estudar

Importante também ressaltar a necessidade das famílias, sobretudo das crianças menores, pra que tenham paciência com elas em casa. Que possam disponibilizar tempo para desenvolver brincadeiras, cantar músicas e contar histórias adequadas à idade, entre outras atividades.

As Professoras da Educação Infantil estão passando orientações nesse sentido, inclusive encaminhando exemplos de atividades a serem desenvolvidas pelas famílias.

Embasamento

A Secretaria de Educação Municipal, se baseou em Decretos Municipais e Estaduais e Resoluções da Secretaria Estadual de Educação para estabelecer os critérios para realização de atividades que assegurem a aprendizagem dos estudantes.

Os decretos, por sua vez, se embasam na Resolução da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo nº 45, de 20 de abril de 2020 que dispõe sobre a realização e o registro de atividades escolares não presenciais pelas unidades e responsabiliza a Direção e Coordenação Pedagógica de cada unidade escolar, sob a supervisão da Secretaria de Educação pelo planejamento e execução dessas atividades.

Outro importante embasamento das atividades é o Parecer do Conselho Nacional de Educação nº 05, de 28 de abril de 2020 que trata da “Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual.

A Secretaria de Educação está aberta diariamente e a disposição também pelo telefone 3668-9050, para eventuais dúvidas. O endereço é Rua Miguel Pereira, 235, no bairro de Abernéssia.

Abaixo veja o vídeo da Secretária Municipal de Turismo, Marta Maria Esteves. A Professora Marta é pedagoga e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Atualmente é também professora do curso noturno de Pedagogia, do Instituto Federal, no Campus de Campos do Jordão.