• 25 DE Maio

Barreiras registram o menor número de veículos de visitantes, desde sua implantação no dia 21 de abril

Saúde - 20/05/2020 | 21:05

Desde às 8h da manhã, desta quarta-feira (20), barreiras sanitárias foram instaladas no portal e na SP 50. O Departamento de Estradas e Rodagem acompanhou a ação e fechou o acesso pela antiga estrada do Toriba. Cerca de 1200 veículos passaram pelas entradas, a maioria veículos de serviços, como entregas para supermercados e particulares.

Foi o menor movimento já registrado de visitantes, desde que as barreiras foram instaladas nos finais de semana, a partir do feriados de 21 de abril, deste ano.

O trabalho continua até domingo. Na barreira, além de medir febre e conferir sintomas dos passageiros, os visitantes são informados de que atrativos, restaurantes e hotéis estão fechados e que aqueles que tenham propriedade na cidade, se mantenham nas residências, sem sair às ruas. Caso saiam, que usem máscaras.

A cidade tem 15 mil imóveis de turistas. Há uma multa diária, para as empresas como Airbnb e Booking de R$ 5 mil, ao dia, por locação indevida, até o dia 31 de Maio. A empresa pode repassar para o proprietário o pagamento da multa.

A Prefeitura também está intensificando a fiscalização, com as equipes de Vigilância Sanitária e Guarda Civil, sobretudo nos estabelecimentos que podem estar sendo usados para receber turistas.

No último fim de semana, uma pousada foi autuada e os hóspedes tiveram que sair.
Com a informatização do sistema, a Prefeitura tem como checar, on line, se o visitante é mesmo o proprietário do imóvel. Onde houver incoerência de informação, as casas serão vistoriadas por amostragem.