• 05 DE Agosto

Prevista para 8 de Setembro, retomada das aulas na rede pública e particular será por etapa

Educação - 24/06/2020 | 18:35

Foto:

Até lá, aulas continuam no sistema remoto

A volta às aulas presenciais, para os alunos das escolas públicas e privadas, do ensino infantil, ao superior, foi anunciada na tarde desta quarta-feira (24), pelo Governador do Estado de São Paulo, João Doria.

A retomada acontecerá em três fases. A data prevista para o início da primeira fase, será no dia 8 de setembro, desde que sejam cumpridos os seguintes pré-requisitos: a permanência de todo o território do Estado de São Paulo por 28 dias consecutivos na Fase 3 (amarela) do Plano SP de retomada consciente das atividades no Estado.

A secretaria municipal de educação de Campos do Jordão vai seguir os protocolos estaduais e formar uma comissão multidisciplinar específica para adequação das novas regras à realidade local.

A divulgação do Mapa da Pandemia, que validará a retomada das aulas, acontecerá no dia 04 de setembro pelo governo estadual. Se algum dos DRS – Departamentos Regionais de Saúde regredir para as fases laranja ou vermelha, a reabertura será suspensa naquela região e mantida nas demais.

Na primeira etapa, somente 35% dos alunos de cada classe poderão frequentar as escolas a cada dia. A medida, que vai acarretar rodízio de alunos,  foi tomada para garantir que haja um distanciamento de 1,5 m entre os alunos diminuindo o risco de contágio.

Para evoluir para a segunda etapa, na qual até 70% dos alunos poderão frequentar as escolas a cada dia, serão necessários mais 14 dias em que 60% dos Departamentos Regionais de Saúde do Estado permaneçam na fase verde 4 (fase com menores restrições) do Plano SP de retomada consciente das atividades no Estado.

Para chegar à terceira etapa, que vai permitir que todos os alunos frequentem a instituição escolar no mesmo dia, será necessário que 80% dos Departamentos Regionais de Saúde permaneçam por mais 14 dias na fase verde 4 (etapa com menores restrições) do Plano SP de retomada consciente das atividades no Estado.

Maioria dos alunos estão realizando as atividades remotas em Campos do Jordão
Desde o dia 7 de maio, as atividades remotas estão sendo oferecidas através de diversos canais. A adesão média dos alunos está em torno de 70% dos alunos, podendo chegar a 95%, conforme a disciplina.

“O alto número de acesso aos materiais que estão sendo disponibilizados e o retorno das atividades demostram acerto na escolha da metodologia adotada pelas escolas”, afirma Marata Esteves, secretária da pasta.

A secretaria municipal de Educação, está promovendo uma busca ativa de alunos faltantes, para que todos tenham acesso aos materiais.

As aulas são feitas por meio de redes sociais, aplicativos de mensagens, páginas na internet ou com material impresso e entregue, semanalmente, de acordo com a realidade de cada escola e a disponibilidade das famílias.

No canal da Prefeitura no Youtube estão reunidos alguns exemplos deste material que podem ser utilizados como reforço ou mesmo revisão do conteúdo pelos alunos. Professores também produziram vídeos de contação de histórias, disponíveis no canal e que podem ser utilizados por toda comunidade.

A Secretaria de Educação está aberta diariamente e à disposição também pelo telefone 3668-9050, para eventuais dúvidas, dos pais e alunos.