• 28 de Novembro

Prefeitura lança novo sistema de agendamento de consultas e exames na saúde

Saúde - 16/11/2020 | 16:00

Foto:

A Rede Pública de Saúde de Campos do Jordão passa a contar com um novo sistema de agendamento de consultas. O objetivo é diminuir os deslocamentos às unidades médicas para confirmação de agendamento, o que é fundamental neste período de pandemia, bem como diminuir o número de pacientes ausentes nas consultas.

Trata-se de um serviço de SMS via celular para avisar os pacientes de consultas e dias para exames a serem realizados. Na mensagem, o paciente é informado sobre o local da consulta, nome do médico, data e hora agendada.

A medida integra o Projeto de Informatização da Saúde, uma iniciativa da Prefeitura de Campos do Jordão, através da Secretaria Municipal da Saúde, que tem aliado a tecnologia para qualificar o atendimento na rede pública de saúde.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Marcio Franchi Stievano, o serviço por SMS. teve início no município no Ambulatório de Especialidades e agora,  com as devidas correções, já passada a fase de teste, está sendo implantado em todas as unidades de saúde dos bairros.

O serviço por SMS além da modernidade de avisar o paciente do dia da consulta no médico e outras especialidades também será aplicado no agendamento de exames.

A mensagem de confirmação de consultas será possível para todas as especialidades disponíveis no Município, referente à Atenção Básica de Saúde. Caso haja alguma mudança ou cancelamento na agenda do médico, o paciente também será avisado por mensagem, bem como o reagendamento.

O Cadastro do número de celular do paciente será feito sempre na área de cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF) pelo Agentes Comunitários de Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde visa com esta medida melhorar os serviços aos cidadãos e diminuir a ausência de pacientes em horários agendados.