• 30 de Julho
  • 09:51

Apenas 14,87% do resíduo coletado em Campos do Jordão é mesmo lixo

Meio Ambiente - 16/03/2021 | 15:27

Foto:

A TerraCampos, empresa responsável pela Parceria Público Privada para a gestão da limpeza urbana e coleta de resíduos, acaba de divulgar uma análise inédita do lixo coletado na cidade. Pela análise, a empresa destaca que apenas 14,87% dos resíduos coletados é mesmo lixo. Do restante, 53,4% é material orgânico que pode ser compostado e 31,73% é material reciclável.

A análise gravimétrica foi feita com base na coleta realizada no dia 17 de fevereiro. Foram selecionados três caminhões coletores: um de área comercial e dois de áreas residenciais.  Neste tipo de análise, o resíduo é misturado e uma parcela é selecionada e pesada, tendo seus resíduos separados manualmente e, em seguida, pesados novamente separados por categoria. 

Esta é a primeira vez que os resíduos sólidos coletados em Campos do Jordão foram estudados. Os resultados irão direcionar as ações de educação para gestão de resíduos e reciclagem, visando a diminuição do volume de materiais que vão para o aterro sanitário. Para isso é importante que cada pessoa participe, realizando a separação do seu resíduos em casa.

Coleta Seletiva

Desde fevereiro acontece o Programa de Coleta Seletiva em Campos do Jordão, realizado através da PPP. Com a parceria, toda a frota de caminhões foi renovada e mais de 100 novas caçambas estão dispostas por todo município. Além disso, o projeto propõe a implantação de uma rede de ecopontos para entrega de materiais recicláveis e obras para implementação de Unidade de Triagem de Materiais Recicláveis, Unidade de Trituração de Podas e um Centro de Educação Ambiental. 

Cerca de 90 bairros estão sendo atendidos e todo material reciclável coletado está sendo encaminhado para iniciativas de reciclagem da cidade, contribuindo com a geração de renda para várias pessoas. 

Uma das iniciativas beneficiadas com o Programa é a Associação Recicla Mais. “Melhorou e melhorou bastante! Está ótimo o material que está vindo, bastante papelão, bastante material reciclável, eles (os coletores) estão desempenhando muito bem o trabalho, estão de parabéns. Ficamos muito agradecidas, está ajudando bastante!”, disse Nisséia Santos,  presidente da Associação.

Dúvidas entre em contato pelo telefone 0800 777 0035 / ambientalterracampos@gmail.com