• 19 de Janeiro

Campos do Jordão recebe oficinas de fotografia e roteiro

Cultura - 12/05/2021 | 13:06

Foto:

Dando sequência à parceria entre a Prefeitura e a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Campos do Jordão receberá no mês de maio duas oficinas de arte gratuitas destinadas à população.
Cada atividade tem duração de duas horas e a primeira é a Oficina de Introdução à Linguagem Fotográfica “Mulheres na Fotografia: Dayanita Singh”, com Melissa Szymanski, aberta a maiores de 16 anos.
A palestra propõe evidenciar a mulher na arte, e, por consequência, na área de fotografia. A fotógrafa escolhida é a fantástica Dayanita Singh. Serão mostradas as peculiaridades da trajetória, contextos históricos, e principalmente como a fotógrafa cria, interpreta e realiza uma imagem nas suas diferentes esferas. Após a parte expositiva, haverá 15 minutos de bate-papo com os participantes para perguntas.

Objetivo:
Aos participantes, o objetivo é que possuam maior repertório imagético, buscando afinar o olhar, o senso estético, entendendo as diversas linguagens artístico-fotográficas dessa potência feminina.

Sobre a professora:

Melissa Szymanski Fotógrafa formada e pós-graduada pela FASM - Faculdade Santa Marcelina. Participou de diversos cursos em Milão – Itália, nas áreas de Fotografia de Moda e Still Life. Trabalhou na Revista Italiana Moda Pelle na execução de editoriais e publicidade. Atuou como docente de Fotografia na FASM, IED - Istituto Europeo di Design, SESC, Centro Universitário Belas Artes; elaborou durante sete anos aulas de fotografia na Escola São Paulo nas áreas de Moda, Noções Básicas e Intermediário. Coordenou o Workshop de Fotografia: Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral pela Oficinas Culturais do Estado de São Paulo. Recentemente é docente na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo em diversos aparelhos e no MIS - Museu da Imagem e do Som no projeto Pontos MIS. Foi convidada no primeiro congresso on-line de Fotografia de Moda, abordando o tema: A Fotografia de Moda no Brasil: criação ou cópia? Desenvolve seu trabalho como fotógrafa para agências de modelos, em diversas marcas, sites e reportagens. Colaborou em matérias sobre arte-educação em revistas como: Veja SP, Caras, Revista Cásper Líbero, Canal TV Brasil.

A segunda, que ocorre de 24 a 28 de maio, é a Oficina de Introdução à Linguagem do Roteiro (14 anos), com Daniela Smith

A Oficina oferece noções técnicas sobre o processo de criação do roteiro cinematográfico, desde o surgimento da ideia até a formatação do roteiro final, fazendo o participante compreender as etapas que envolvem a escritura de um roteiro audiovisual.

Objetivo:

A Oficina tem como objetivo promover o exercício da imaginação, oferecendo ao grupo ferramentas teóricas e técnicas que impulsionem e alicercem a criação e a produção de roteiros audiovisuais.

Sobre a professora:

Daniela Smith Mestra em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de S. Paulo), orientada por Cecilia Almeida Salles, bolsista da CAPES. Investiga os processos e procedimentos criativos e comunicacionais relacionados à criação da dramaturgia cinematográfica e teatral.  Graduada em Letras (Francês/Português) pela USP. Possui experiência profissional como atriz, dramaturga, roteirista, diretora e educadora nas áreas de Cinema e Teatro, assim como em Criação de Textos.

INSCRIÇÕES
Para se inscrever, é fácil: basta enviar um e-mail para cultura.camposdojordao@gmail.com informando Nome, Idade, CPF, Telefone e Endereço Completo e de qual oficina deseja participar.
Para outras informações, ligue (12) 3664-4427 (Secretaria Municipal de Valorização da Cultura).