• 19 de Janeiro
  • 07:17

Obras da pista de Pump Track  seguem em ritmo avançado

Esportes - 21/05/2021 | 12:34

Foto:

As obras da pista de Pump Track na Vila Paulista, estão avançando em ritmo acelerado e devem ser finalizadas até junho.  

O circuito será composto por rampas arredondadas e paredes em curvas, que podem proporcionar pequenos saltos para os atletas. Ela terá uma camada  467m2 de área de asfalto que receberá também acabamento com micropigmentação, oferecendo maior aderência aos usuários e poderá ser usada não apenas por quem anda de bicicleta, mas também por praticantes de modalidades como patins, skate e patinete.

A conformação da pista está sendo feita com acompanhamento e testes de atletas da cidade para que o resultado seja o melhor possível. A obra possui ainda iluminação de led e captação de águas pluviais. 

“Está será  uma pista pública e que certamente será usada não só pelo jordanenses  mas  também pelos  amantes do esporte  que visitam nossa Campos do Jordão . Será um ganho enorme para a nossa cidade no fomento da modalidade já reconhecida  nacionalmente  através do Bicicross, Montainbike”, afirmou o Secretário Municipal de Esportes   Marco Aurélio Zoffolli 

 O que é Pump Track
Pump Track é um tipo de pista que consiste em percurso com “lombadas” ou “rollers”, que possibilitam a aceleração da bicicleta sem o uso dos pedais. A técnica de Pump ajuda na consciência corporal para se adaptar às condições do terreno, absorvendo impactos e promovendo aceleração com menor energia nas trilhas. 
Conhecida como a base da maioria dos esportes de ação sobre duas rodas, o Pump Track também é responsável por aumentar o condicionamento físico do praticante, além de trazer mais intimidade com a própria bicicleta é também ser muito divertido para adultos e crianças. Este estilo de pista consiste basicamente em ganho de embalo ou impulso.

Vantagens e benefícios

É uma das melhores formas de treinamento para o BMX e ciclismo de montanha, especialmente para as modalidades extremas, sendo uma das maneiras mais efetivas para treinar posicionamento na bike. Pode ser utilizada por diversos tipos de bikes e por pessoas de qualquer idade, também de diferentes tipos físicos. É uma pista fácil de andar: não existe regra quanto aos obstáculos, já que você pode andar de qualquer jeito - sempre colado no chão, curvando, saltando um ou outro obstáculo. As possibilidades são infinitas.