• 28 de Setembro

CINEMA, PATRIMÔNIO E MEMÓRIA” É A OFICINA DA SEMANA NO PONTO MIS

Administração - 26/07/2021 | 15:28

Foto:

Interessados em História, Arquitetura, Museografia e Restauro, além de modalidades ligadas ao Patrimônio Material e Imaterial têm nesta semana a oportunidade de participar de uma atividade específica para seu interesse: é a oficina “Cinema, Patrimônio e Memória”, que acontece de 26 a 30 de julho no Ponto MIS das cidades parceiras do projeto.
Coordenada pelo documentarista, professor e pesquisador André Manfrim, a atividade, de três horas de duração, é aberta ao público maior de 18 anos e abordará as relações entre o fazer cinematográfico e s políticas de preservação, patrimônio e memória.
Observação: A oficina pretende colaborar com projetos audiovisuais que tenham relação com políticas de patrimônio, preservação, salvaguarda e difusão da memória nas cidades e regiões. Pedimos, portanto, que os alunos e as alunas tragam para as aulas, sistematizadas, as informações e o contexto de realização dos projetos de interesse. Não é preciso trazer material filmado. Basta que haja algum projeto ou ação ligada a políticas de patrimônio e memória, e o interesse em agregar o audiovisual a esta experiência. Por exemplo: realizar um vídeo sobre uma exposição que ocorreu ou ocorrerá na cidade; realizar um documentário sobre a região do centro histórico, ou sobre algum edifício tombado; produzir um banco de imagens sobre o processo de restauro de alguma obra, monumento, ponto turístico etc. O formato é livre. Os projetos serão discutidos e orientados na oficina, na medida do possível dentro do tempo de que dispomos.

Objetivo
O objetivo da oficina é ajudar profissionais e interessados em políticas de patrimônio a utilizarem ferramentas técnicas e estéticas do vídeo e do cinema em seus projetos e atividades. O cinema pode tanto servir como registro e divulgação de políticas patrimoniais já instaladas, como oferecer novas ferramentas de registro, produção de acervos ou ressignificação de elementos da memória coletiva presentes no território. A intenção é buscar relações entre cinema e patrimônio arquitetônico; cinema e monumentos; cinema e registro de saberes, cultura e identidade.

Cinema e a produção de imagens da memória coletiva
No primeiro encontro vamos discutir como alguns cineastas e documentaristas abordaram assuntos ligados a políticas de patrimônio e memória coletiva. Serão apresentados trechos de filmes de realizadores(as) estrangeiros(as) (Patrício Guzman, Agnés Varda, Chris Marker) e brasileiros(as) (Anita Leandro, Luis Labaki, Paula Sacchetta).

Possibilidades e práticas
No segundo encontro serão trabalhadas questões relativas às políticas de patrimônio que ocorrem ou podem ser filmadas nas cidades e territórios dos alunos da oficina. A intenção é pensar como a oficina pode dar apoio instrumental para projetos que já ocorram, ou mesmo como desenvolvimento de novas ideias. Os alunos serão convidados a trazer propostas práticas, que poderão ser o registro das políticas de patrimônio, produção de banco de imagens, edição de imagens já produzidas etc.

Avaliação e encaminhamentos
No terceiro encontro faremos um fechamento teórico e prático da oficina, pensando como audiovisual e políticas de patrimônio podem se relacionar. Serão discutidos mais alguns exemplos da história do cinema, que se relacionam com os projetos trazidos pelos alunos e alunas. Faremos também a orientação técnica e instrumental dos projetos audiovisuais que queiram ter seguimento depois da oficina.
*Esta atividade é realizada em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e está vinculada ao projeto Brasil Memória, contemplado com o PROAC Editais Desenvolvimento de Séries - 2019.

Sobre o professor
André Manfrim é formado em audiovisual pela ECA USP. Atualmente cursa graduação em História na FFLCH USP e é mestrando em Meios e Processos Audiovisuais, também na ECA USP. Dirigiu e roteirizou a série documental Habitação Social - Projetos de um Brasil (TV Cultura, TV Brasil e Amazon Prime Vídeo). Dirigiu a fotografia da série Onde nascem as ideias (Canal Curta!) e do longa-metragem documental O Barato de Iacanga (Netflix), entre outros projetos. Atualmente desenvolve a série televisiva Brasil Memória, através do edital PROAC Editais Desenvolvimento de Série 2019.
O link para inscrições é https://www.sympla.com.br/oficina-cinema-patrimonio-e-memoriacoletiva__1266739?token=611aa336bff37ebcc81cb6c1395e03bc
As vagas são limitadas.
O Ponto MIS é uma parceria da Prefeitura de Campos do Jordão, por meio da Secretaria Municipal de Valorização da Cultura, a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de São Paulo e o Museu da Imagem e do Som.