• 27 DE Maio

Prefeitura celebra parceria com a OMRON HEALTHCARE para monitoramento de hipertensão pelo SUS

Saúde - 08/03/2018 | 17:57

Foto:

Campos do Jordão dá um passo histórico, no dia 9 de março, rumo ao combate da hipertensão: A Prefeitura celebra uma parceria com a Omron Healthcare, gigante japonesa em dispositivos e equipamentos de cuidados para a saúde, que irá dotar o Sistema Municipal de Saúde de monitores de pressão domiciliar. A empresa vai distribuir 55 monitores de pressão do modelo HEM-7320 que serão utilizados por pacientes que necessitarem do mapeamento.

Trata-se de um aparelho que mede a pressão de acordo com a gravidade do nível de hipertensão do paciente. O registro é feito durante 5 dias. Os registro de pressão arterial obtidos serão registrados em uma plataforma tecnológica chamada TeleMRPA, de onde sairão os laudos para diagnóstico da doença.

Com isso, é possível analisar o comportamento da pressão arterial durante os vários eventos do cotidiano da pessoa e ainda torna possível avaliar a eficácia de tratamentos anti-hipertensivos, quando é o caso.

Este sistema de controle é muito utilizado por cardiologistas, no sistema particular. Esta será a primeira experiência pública a utilizar em larga escala o monitoramento.

Para o prefeito Fred Guidoni a iniciativa pioneira é mais um passo na conquista de uma melhor qualidade de vida, no projeto iniciado em 2013.

"A saúde integral, passa pela conquista de hábitos saudáveis. Mas é preciso de um diagnóstico preciso. Com este projeto vamos propiciar à população de Campos do Jordão, gratuitamente, o que há de mais moderno, no acompanhamento da hipertensão", afirma o prefeito.

Desde 2013, as Unidades de Saúde da Família, mantém programas preventivos, com prática de atividades físicas, grupos de controle e combate ao fumo, inclusive com distribuição de remédios e acompanhamento psicológico.

Campos do Jordão foi escolhida, justamente, pelo trabalho que já vem sendo feito e pela cobertura do programa de saúde da família.

Na cidade, são 41 mil pessoas cadastradas ao sistema público de saúde e com uma cobertura de cerca de 78% da área urbana.

A cerimônia acontecerá na sexta-feira (9), às 9h, na Câmara Municipal de Campos do Jordão.