• 23 DE Maio

Campos do Jordão recebe novos ônibus para o transporte urbano

Administração - 03/05/2018 | 17:33

Foto: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Campos do Jordão

Renovação atinge 50% da frota de transporte urbano. Ônibus são equipados com wifi, carregadores de celular, acessibilidade e câmeras de segurança

O prefeito Fred Guidoni vistoriou, na manhã de hoje (3), mais 12 novos ônibus adquiridos pela empresa Viação da Montanha, que é concessionária do transporte urbano na cidade.
Os ônibus são parte do programa de modernização da frota, implantado pela Prefeitura de Campos do Jordão em 2013, quando o prefeito exigiu a instalação de catracas eletrônicas e a renovação da frota. Porém, o grande incremento no transporte urbano veio em 2017, quando a Prefeitura fez uma nova concorrência e estabeleceu outros critérios que beneficiam a população.
Agora, são 31 linhas e 4 vans. Desde o ano passado, todos os ônibus contam com wifi e acessibilidade para cadeirantes, com plataforma elevatória. A inclusão também está presente nos bancos preferenciais. A idade da frota não pode ser superior a 5 anos, o que significa que em torno de 2 anos, outros veículos terão que ser renovados.

O contrato determinou que fosse feito um aplicativo para informar os horários e itinerários do transporte urbano e disponibilizado para a população usuária.
“São ônibus modernos, com mais segurança e que garantem o melhor atendimento da população. Nosso esforço é para atender da melhor forma possível a todos e trabalhar o transporte público como uma prioridade no trânsito”, disse o Prefeito Fred sobre a renovação da frota.
Mais modernos e seguros, os novos ônibus contam com quatro câmeras digitais que fará imagens que ajudarão na apuração de acidentes e a coibir assaltos a passageiros. Também contam com equipamento para recarregar celular ou notebook, que visa melhorar o conforto do usuário.
Pelo contrato celebrado entre a empresa e a Prefeitura, até 2027, a empresa deverá investir na cidade R$ 9,6 milhões, o que inclui a aquisição de novos veículos e outras benfeitorias.
Dos 12 novos veículos, seis, têm capacidade para 40 passageiros sentados e 42 em pé. Os outros seis, têm capacidade para 32 passageiros sentados e 35 passageiros em pé.

Metade da nova frota tem suspensão a ar, o que os torna mais macios e confortáveis. Todos têm acessibilidade completa, Wifi para acesso à internet, quatro câmeras de segurança que filmam em HD e carregadores USB (Universal Serial Bus) para aparelhos eletrônicos.
A Viação da Montanha transporta, anualmente, cerca de 2 milhões de passageiros.
A nova frota entra em operação na próxima semana.