• 18 DE Junho

Luana Paschoal falará sobre ideologia de gênero na Biblioteca

Educação - 14/02/2018 | 12:06

Foto:

No próximo sábado, 17/02, das 10h às 12h, na Biblioteca Municipal Prof. Harry Mauritz Lewin (Rua Altino Arantes, 80 - Vila Suíça), a advogada Luana Paschoal falará sobre Ideologia de Gênero.

A palestra é promovida pela Academia Jovem de Letras de Campos do Jordão. Depois de surgir com destaque em 2014 nos debates envolvendo a elaboração do Plano Nacional de Educação (PNE), o termo “gênero” voltou aos holofotes no Brasil. Políticos, pesquisadores, organizações da sociedade civil e cidadãos comuns têm se mobilizado para que o termo não conste nos novos planos municipais e estaduais de educação que devem ser votados até o fim do mês de junho.

As razões para a preocupação, no entanto, ainda parecem desconhecidas de grande parte da opinião pública. Por que uma palavra aparentemente inofensiva passou a receber tanta resistência?

Uma das maiores dificuldades para esclarecer o assunto está nos múltiplos significados que o termo “gênero” pode receber, inclusive dentro de um mesmo contexto. No senso comum gênero é apenas um sinônimo mais polido para sexo, no sentido de diferenciação entre masculino e feminino, ou homem e mulher. Para uma corrente do feminismo, no entanto, o significado é bastante diferente.

Para explicar melhor o assunto e tornar a questão mais conhecida, a Academia Jovem de Letras convidou a advogada paulistana Luana Paschoal para um bate-papo gratuito e aberto ao público.