• 25 DE Junho

Blitz fiscaliza ruído de motos em Campos do Jordão

Cidade - 27/06/2018 | 18:43

Foto: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Campos do Jordão

Campos do Jordão teve, na tarde desta terça-feira (26), a primeira blitz de fiscalização ao ruído emitido por escapamentos veiculares de motos, com participação da Guarda Civil Municipal (GCM), DSV, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Polícia Civil e Polícia Militar.

A vistoria ocorreu das 11h30 às 13h30 na Avenida Januário Miraglia, perto da padaria Dona Bella. 46 motos foram inspecionadas e seis delas foram recolhidas por problemas na documentação e outras irregularidades.
Outras quatro motos estavam com o escapamento adulterado e passaram por medição de ruído feita com um equipamento especial, o decibilímetro. O ruído que sai do escapamento precisa estar conforme a tabela de fábrica.

Para cada tipo de moto há um limite de ruído, mas na média, segundo o secretário de Informação e Defesa do Cidadão, Wander Vieira, fica em torno de 85 decibéis. Dentre as quatro motos que estavam com o escapamento adulterado, duas delas, emitiam som acima de 120 decibéis.
A poluição sonora pode afetar a saúde das pessoas, causando problemas como dor de cabeça, cansaço, irritação, estresse, insônia e surdez. A medição foi feita pela Secretaria de Meio Ambiente, cujos técnicos foram capacitados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Está previsto na legislação que a emissão de ruídos fora das normas e condições indicadas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) acarretará em multa de caráter ambiental ao proprietário do veículo, no valor de R$ 2.100. A quantia será dobrada na primeira reincidência e duplicada na segunda, “entendendo-se como reincidência o cometimento da mesma infração em período inferior a 30 (trinta) dias”.