• 23 DE Julho

Turismo - 27/08/2018 | 10:00

Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Campos do Jordão

Foto: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Campos do Jordão

No dia 1° de Setembro, a partir das 9h30, acontece a inauguração da Travessia Adelso Alves ( Chinho) no Capivari. A obra foi feita ao  lado da ponte para veículos que fica próxima ao Tênis Clube de Campos do Jordão. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e os empresários locais. Assina o projeto, o escritório de paisagismo, Jair Pinheiro. Os empresários locais se cotizaram para construir uma ponte de travessia para pedestres e ciclistas e um espaço de convivência. A Prefeitura já fez no local a construção de muros de arrimo, no rio Capivari, deixando o local pronto, para o novo paisagismo.

“O Turismo é a nossa indústria. Cabe ao Poder Público construir a base para que ele floresça, gerando mais emprego e renda. Nós fizemos isso ao fazer o Boulevard, que depois de pronto é mantido pelos comerciantes. E agora, o mesmo acontece na travessia do rio. Com a base feita, o local pode e deve receber novas intervenções”, disse o prefeito Fred Guidoni.

Já há projeto para continuidade da travessia, integrando todo o espaço, também com o apoio de empresários locais. A Travessia é uma homenagem ao ciclismo e tem um caráter simbólico: representa a abertura da cidade para o turismo desportivo, sobretudo, o ciclismo.

Presença do L’Etape

No dia 30 de setembro, a cidade receberá uma etapa do L’etape Brasil, recebendo mais de três mil atletas, de diversos locais. Seguindo a tradição do Tour de France, o L’Étape Brasil já vem fazendo uma série de eventos,  capacitando, inclusive, o trade turístico local. O ciclismo já é uma fonte nova de renda na cidade e os hotéis já se preparam para receber este novo visitante, de alto poder aquisitivo, mas que tem exigências específicas. Logo após a inauguração, a equipe do L’Etape dará seguimento a uma blitz da prova, com ciclistas e mídia especializada de diversas partes do país. A Associação de Ciclismo local, também prepara um passeio, que terá largada após a inauguração da Travessia.

O Espaço

Além de ser um espaço a mais para turistas e jordanenses, a obra supre a necessidade de uma passagem específica para pedestres e ciclistas, que no local,  dividiam a  ponte existente com os carros em um dos lados. O nome da travessia  Adelso Alves (CHINHO) é uma homenagem ao ciclista jordanense, que conquistou diversos títulos na modalidade, representando Campos do Jordão, como o primeiro ciclista federado do município. Também serão homenageadas com esculturas, as ciclistas Adriana Nascimento, do Mountain Bike, que entre suas conquistas, foi 9 vezes Campeã Brasileira de Cross-Country, Campeã Pan-americana de Mountain Bike além de diversos outros títulos e, Patrícia Loureiro, atleta de Bike Downhill/ Enduro, que foi Bi-Campeã Mundial Master e 8 vezes Campeã Brasileira Elite. A Travessia conta com ainda com uma escultura homenageando o francês Pierre Lallement, que para muitos, foi o inventor da bicicleta.