• 26 DE Maio

Alunos das Escolas Municipais de Campos do Jordão estão na elite da Educação Nacional

Educação - 05/09/2018 | 16:15

Foto: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Campos do Jordão

A educação municipal de Campos do Jordão atingiu nota 6,9 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado na segunda-feira (3) pelo Ministério da Educação para os anos iniciais. Com o resultado, a cidade ultrapassou a meta projetada para ser atingida somente 2021.  A nota dos alunos também ficou acima da média nacional que foi de 5,8 e da média estadual que é de 6,6. Na avaliação dos alunos dos 9° anos, a cidade também fez bonito. Os alunos ficaram com 5,7. Novamente, acima da meta para o ano e da média nacional e estadual. Levantamento preliminar feito pelo Movimento Todos pela Educação, no dia 28 de agosto, com base nas notas dos alunos, apurou que a cidade foi a única a ultrapassar a meta no nono ano, dentre as 39 cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Para o prefeito Fred Guidoni foi determinante, neste resultado, o envolvimento dos educadores. “Não se faz uma boa educação sem professores e uma equipe comprometida. Nós investimos, mas as escolas municipais avançaram porque há, em todos os níveis, comprometimento. É na Escola, ou mais precisamente, na sala de aula que se dá o aprendizado, mediado pelo Professor.”, afirmou. A melhoria dessa nota significa muito na vida dos nossos alunos. Para muito além das metas, ela indica que os nossos alunos aprenderam mais, tanto em Português quanto em Matemática, e que eles estão melhor preparados para enfrentar os desafios da vida moderna.

Ações valorizam a Educação

Desde 2013, a administração do Prefeito Fred Guidoni, vem investindo na Educação da cidade. São diversos fatores que vem contribuindo para a melhoria constante na Qualidade do Ensino. Uma delas foi tomada logo no início da administração: a valorização do professor. Hoje os professores municipais contam com um Plano de Carreira, construído em pareceria com os profissionais da educação e o piso inicial dos professores é um dos maiores da região, o que atrai, inclusive, professores de fora da cidade. A Constituição determina um investimento de 25% em Educação, oriundo de transferências constitucionais e impostos. Em Campos do Jordão, a Prefeitura investe 26,37%, na pasta. Mas somado a outras ações, que impactam diretamente o ensino, como merenda, em 2017 a Prefeitura investiu R$ 66 milhões e 311 mil nas ações ligadas à educação.

Mudança na Sala de Aula

A Secretaria de Educação tem se desdobrado para ter foco nos aspectos pedagógicos para melhorar o aprendizado dentro da sala de aula. “Todos os olhares estão voltados para a melhoria dos processos de ensino aprendizagem e são desenvolvidas ações sistematizadas de acompanhamento pedagógico. O aluno é considerado o ponto central e mais importante de todo o nosso trabalho”, afirma a Secretária de Educação Marta Esteves.

Parcerias no dia a dia

A Prefeitura estabeleceu importantes parcerias com fundações e institutos objetivando o aprendizado de novas técnicas de gestão e planejamento estratégico. Essas técnicas possibilitaram às escolas estabelecerem seus planos de ação com foco na aprendizagem dos alunos. Outra parceria importante é a estabelecida pelas escolas com as famílias, o que favorece muito o progresso do aluno.

Formação continuada

Desde 2013, a Prefeitura investiu muito em Formação de Professores, das Equipes  Gestoras e demais funcionários da Educação. Foram oferecidas muitas horas de treinamento, formação teórico-prática, palestras, workshops, seminários e nesse momento, a Secretaria está privilegiando os estudos para a implementação da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, que irá integrar o ensino do país, com um currículo igual para todos, no próximo ano, mas respeitando as regionalidades.