• 19 DE Abril

PPP da Iluminação Pública propõe troca de todas as lâmpadas da cidade por LED

Obras Municipais - 11/10/2018 | 12:22

Foto: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Campos do Jordão

Enquanto o processo não é concluído, Prefeitura vai manter contrato com empresa para manutenção. Com intenção de tornar Campos do Jordão referência em iluminação pública, a Prefeitura apresentou nesta terça-feira (9 ), durante Audiência Pública, o projeto que vai revolucionar a iluminação pública da cidade. Os estudos e modelagem foram discutidos para viabilizar o Projeto de Parceria Público Privada (PPP) visando a implantação do novo Sistema de Iluminação Pública do município. Durante a audiência pública realizada na Câmara Municipal de Campos do Jordão, o prefeito Fred Guidoni informou que este é um momento importante, que vai resolver, em definitivo a questão da manutenção da iluminação. “Vamos trocar todas as lâmpadas do Município por LED e implantar um sistema inteligente, com gps em todos os postes e um painel que avisará onde tem problema. Com isso poderemos corrigir muitas vezes antes que o munícipe perceba o problema”, disse o prefeito. O projeto da nova iluminação do município prevê a substituição das mais de 9 mil lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED, em 12 meses. A telegestão do parque de iluminação traz uma novidade: a instalação de videomonitoramento, ampliando o sistema de câmeras. Possivelmente, o sistema poderá contar com a instalação de dispositivos wi-fi em várias regiões da cidade, integrada ao projeto Internet para todos.

BENEFÍCIOS

Entre os benefícios a serem alcançados com a execução do projeto, estão uma maior eficiência no sistema de iluminação pública da cidade, uma redução do consumo de energia, uma maior sensação de segurança e bem-estar por parte da população, e uma maior promoção de áreas turísticas, de lazer e comerciais do município. “Vamos uniformizar a iluminação pública em todos os bairros, ampliando a capacidade. O resultado será uma cidade mais clara e mais segura”, afirma o prefeito. A empresa que vencer a concorrência deverá investir na cidade, cerca de R$ 43 milhões.

PRAZOS

Feita a Audiência Pública para apresentar o projeto, a Prefeitura inicia, na próxima semana a Consulta Pública do modelo. Na sequência vem a Concorrência Pública, com publicação do Edital. A expectativa é que o processo burocrático termine neste ano, para que o serviço possa começar a ser executado no próximo ano. Em 12 meses, todas as lâmpadas deverão ser trocadas e novos 400 postes serão instalados. A partir daí, virão novos investimentos, como a instalação de câmeras de segurança, wifi e centro de controle. A PPP deverá durar 30 anos com revisão prevista no mínimo a cada três anos e no máximo a cada cinco anos.