• 16 DE Setembro

Encontro destaca a transição da Escola Infantil para o Ensino Fundamental, tendo a criança como protagonista

Educação - 09/11/2018 | 14:26

assessoria de comunicação

Foto: assessoria de comunicação

A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental é o tema de encontro que acontece no Auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão, na próxima segunda-feira (12).  O evento irá reunir cerca de 400 educadores do Infantil III e da primeira série do Ensino Fundamental das cidades da região que participam do Programa VIM – Valorização da Infância Melhor, da Fundação Lucia e Pelerson Penido. No encontro, os educadores de Santo Antônio do Pinhal, Natividade da Serra, Redenção da Serra, São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão, irão refletir sobre o momento de transição e acolhida das crianças do Infantil III para o 1º ano do Ensino Fundamental, para que ela seja tranquila e segura para as crianças. Essa é uma discussão contínua durante todo o ano e que se reveste de importância com a proximidade do final do ano letivo. O evento contará com palestra de Silvia Gasparian Colello, que é Pedagoga com Mestrado, Doutorado e Livre-docência pela Faculdade de Educação da USP e, também é docente e orientadora nos programas de Mestrado e Doutorado da mesma instituição. Silvia Gasparian irá falar sobre um tema que necessita ser abordado neste novo cenário educacional, que é a criança como protagonista no contexto da transição. A palestra “Alfabetização na educação infantil e no ensino fundamental: O que, Como e Por que?”, será o momento de reflexão sobre a transição para um ambiente diverso, com muitas alterações na rotina em sala de aula, onde os adultos precisam atuar como mediadores positivos desta relação.