• 23 DE Julho

2018 foi muito bom para o turismo e 2019 será ainda melhor

Turismo - 29/12/2018 | 12:07

Ano a ano, temos visto um crescimento no número de visitantes. No ano passado, nós recebemos cerca de 4,5 milhões de turistas. Neste ano, Campos do Jordão já ultrapassou esta marca no mês de novembro. Estima-se um crescimento de cerca de 5% para este ano. Pesquisa da Folha de S. Paulo aponta que a cidade, pelo terceiro ano, é o destino de inverno preferido pelos paulistanos e pelo segundo ano é também o melhor destino romântico no país. Hotéis e pousadas estão trabalhando com maiores taxas de ocupação média e não raro, mesmo fora da alta temporada, estão com ocupação acima de 90% nos finais de semana. Destinos como parques e esportes de aventura cresceram e a cidade agora também sedia uma prova de ciclismo ligada ao Tour de France, o L'Étape Brasil. Em 2018, o L'Étape Brasil trouxe para a cidade cerca de 3 mil ciclistas e a prova volta a acontecer em setembro de 2019. Também houve aumento o número de Congressos e outros eventos esportivos. Este crescimento traz novas oportunidades, mas a cidade precisa se organizar. Para isso, a Prefeitura elaborou um Plano Diretor de Turismo, que agora é lei. O projeto foi discutido com a sociedade civil em audiências públicas e no Fórum de Turismo que reuniu 120 pessoas, a maioria, empresários locais de turismo. O projeto foi aprovado pela Câmara em julho deste ano e sancionado pelo Prefeito. A nova lei é norteadora das atividades e investimentos para o setor. Também foi criada a taxa de turismo, que fará com que os visitantes dividam com a população os custos da manutenção da infraestrutura. O projeto aprovado será agora regulamentado até o mês de Março e discutido com o trade local a sua implantação. 2019 será um ano de muitas obras no setor. A licitação de Concessão do Parque do Capivari para a iniciativa privada chegou ao seu final e as obras devem começar nos primeiros meses de 2019. Serão 24 meses para que a cidade tenha um novo parque, com um novo teleférico, concha acústica para grandes eventos e que integrará o parque que é Estadual com o centro turístico, criando ainda um novo ponto de atração no Morro do Elefante. Uma obra que contará com cerca de R$ 35 milhões investidos na cidade pela iniciativa privada. Um projeto moderno, que atende as nossas necessidades e que vai impactar a vida dos jordanenses e também dos visitantes.  “O turismo é uma ação que deve ser capitaneada pela iniciativa privada. O poder público cria as condições de fomento, mas o investimento tem que ser privado. Antes, o turismo só florescia em Julho, na cidade. Agora, Campos do Jordão mudou e durante o ano todo temos eventos e atrativos”, afirma o prefeito Fred Guidoni. Outra obra importante para o setor no próximo ano é a segunda via, que vai desafogar o trânsito. Até julho, as pontes devem estar prontas na Avenida City Park e na temporada já haverá uma alternativa de trânsito. No mesmo período, as avenidas centrais da cidade também já devem estar recapeadas.

Nenhum texto alternativo automático disponível.