• 26 DE Maio

1000 dias para viver 100 anos.

Saúde - 05/02/2019 | 20:53

Foto: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Campos do Jordão

A Prefeitura de Campos do Jordão está desenvolvendo neste ano, o projeto “1.000 dias para viver 100 anos”, que visa orientar as mães e cuidadoras, as técnicas corretas do Aleitamento Materno, na prática diária. As palestras são orientadas pelo pediatra Enrico Tutihashi e vem atraindo grande público. As mães e gestantes, trazem o marido, a sogra e outros membros da família para também aprenderem sobre a importância da amamentação até os dois anos de idade.

“O Projeto é conscientizar as mães que o leite materno é o primeiro alimento funcional do mundo”, assegura o Dr. Enrico Tutihashi. O médico explica que a primeira fonte alimentar dos bebês não tem apenas a função de nutri-los, mas também de afastá-los de doenças. Entre os efeitos protetores já estabelecidos pela ciência estão prevenir infecções e diarreia, reduzir o risco de obesidade e garantir um desenvolvimento cerebral saudável. “Nessa palestra conscientizamos as mães que o leite materno é o leite que previne o Câncer, afasta infecções, ele blinda o coração, ou seja, o leite materno tem efeitos positivos na pressão arterial da mãe e da criança no curto e no longo prazo, evita a diarreia, evita desenvolver transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e reduz o risco de obesidade”, afirma o pediatra.

Em janeiro, as atividades aconteceram no dia 16, no Posto de Saúde da Vila Santo Antônio, no dia 17, na Unidade de Saúde da Abernéssia e no dia 23, na Unidade de Saúde do bairro Santa Cruz. Em fevereiro, o pediatra faz uma participação especial no Programa Bebê a Bordo, no dia 20. O projeto vai percorrer as demais unidades, no transcorrer do ano.