• 26 DE Maio

No dia 12, Campos do Jordão que é referência para a Defesa Civil no país, será palco de encontro que reunirá as 39 cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte

Cidade - 11/03/2019 | 15:56

Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Campos do Jordão

Foto: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Campos do Jordão

No dia 12, Campos do Jordão recebe o “Encontro Técnico: Cartas de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa e inundações: bases geotécnicas para o planejamento territorial da Macro Metrópole Paulista/Vale do Paraíba”. O evento vai reunir coordenadores regionais e municipais das 39 cidades do Vale do Paraíba, que atuam na Defesa Civil, para discutir as “Cartas de Suscetibilidade” elaboradas na região. Campos do Jordão é referência no país, nas ações de Defesa Civil, sobretudo no que diz respeito às ações preventivas. Desde 2015, o mapeamento de áreas de risco de Campos do Jordão já faz parte do Plano Diretor do município. A inclusão permite que as novas edificações tenham amparo técnico e evita problemas no presente e no futuro. Campos do Jordão foi pioneira na inclusão das áreas de risco ao seu planejamento. A Prefeitura tomou a iniciativa antes da prática tornar-se obrigatória, o que só aconteceu no ano passado. O Encontro, vai tratar da Lei Federal 12608 de 2018 que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC. A lei atribui aos municípios a competência por identificar e mapear as áreas de risco de desastre. As “Cartas de Suscetibilidade” são documentos cartográficos produzidos pelo Serviço Geológico do Brasil – CPRM e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, que representam a possibilidade de ocorrência de movimentos gravitacionais de massa e inundações em diversos municípios paulistas. De acordo com o Coordenador Regional de Defesa Civil Adjunto – REDEC I-3 e também Secretário Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Campos do Jordão, Wander Vieira “Será uma oportunidade importante para reforçar o trabalho que já é realizado em Campos do Jordão, desde 2013 e que faz da nossa cidade uma referência positiva em âmbito nacional no que se refere a mapeamento e gestão de áreas de risco”. A gestão atual investiu na Defesa Civil, a partir de 2013. Hoje, a cidade é referência tanto nas ações preventivas, que contam com equipamentos sofisticados e de uso inédito no país, quanto na resposta rápida oferecida à população quando há problemas.  Entre outras autoridades, está confirmada a participação do prefeito municipal de Campos do Jordão Fred Guidoni e do Coronel PM Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil Walter Nyakas Júnior. O Encontro acontecerá no Hotel Leão da Montanha das 8h00 às 12h30.