Você sabia ?

Home   /  A Prefeitura em ação

Cultura


A Biblioteca Municipal Prof. Harry Mauritz Lewin foi reformada, em parceria com a ABCJ e funcionários municipais. Além do empréstimo de livros, tem atividades gratuitas como Saraus, Curso de Italiano e Contação de Histórias. Em 2015, 10.786 passaram pela Biblioteca.


As crianças da Rede Pública Municipal participam de ações integradas. Os projetos Escola Vai ao Cinema e Escola Vai ao Concerto, levam duas vezes por semana os alunos para assistirem a concertos e filmes infantis no Centro Cultural Dr. Além. No Escola Vai ao Concerto foram atendidos 3.600 alunos. A Escola Vai ao Cinema foram 42 apresentações, atendendo cerca de 8400 alunos. O projeto é uma parceria com o SESC e Cineclube Araucária.


Os concursos culturais estudantis envolveram aproximadamente 1000 alunos da rede pública municipal e distribuiu troféus, medalhas, certificados e livros, para 390 deles ao longo de 4 anos. A gincana: Campos do Jordão, Viva Nossa História, teve por objetivo disseminar o estudo e pesquisa da História da Cidade entre os alunos do Ensino Fundamental II com a participação de aproximadamente 1.500 alunos.


Para incentivar a leitura a Secretaria criou os Pontos de Leitura. São locais onde são deixados livros que podem ser levados para casa em pontos estratégicos. Também elaborou o projeto Campos das Letras,que distribui livros em praças públicas. A secretaria de Cultura também mantém um Clube de Leitura, criado em 2015, para leitura e discussão das obras de José Saramago, Mario Quintana, Manoel de Barros e Adélia Prado.


A Prefeitura realizou a Jornada Literária Pedro Paulo Filho, que reuniu 38 autores, com lançamentos de livros, palestras e debates em novembro do ano passado. Além disso promoveu o lançamento de 14 livros em 4 anos, trazendo para a cidade autores renomados. Para incentivar a produção, criou o Prêmio Internacional de Literatura e o Festival de Poesia da Terceira Idade e promoveu as oficinas: Hai Kai, Escrita Criativa, Literatura na Web, Literatura Brasileira Hoje e saraus de literatura.


Nas artes plásticas, a Prefeitura criou o Núcleo Prohane de Artes, na Biblioteca Municipal, com aulas gratuitas semanais ensinando técnicas de pintura. Ao final do ano, é realizada exposição dos trabalhos desenvolvidos. Nos últimos 3 anos e meio foram realizadas 40 exposições de trabalhos de artistas jordanenses, com, em média, 25 artistas locais expondo as suas obras. Grande parte pela primeira vez.


A Prefeitura revitalizou o Espaço Cultural Dr. Além. O espaço agora abriga o Memorial do Cine Glória, a Biblioteca de Cinema conta com uma nova tela de projeção, numa parceria inédita entre a Sociedade Civil e o Poder Público. No Espaço Cultura foram exibidos a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (filmes finalistas) em 2014 e 2015 e Mostras de Cinema em parceria com o Cine SESC e do Cineclube Araucária. Com este incremento, o público total que frequenta o Espaço Cultura Dr. Além, passou de 19.480 em 2013, para 31.798 em 2015. Antes disso o público era tão pequeno que sequer era computado.


O Espaço Cultural Dr. Além agora é Patrimônio Histórico. O tombamento aconteceu em 2013. Além do Memorial do Cine Glória e Biblioteca de Cinema, o local conta agora com o Salão Nobre Dyneias Aguiar, com o Complexo Cultural Edmundo Ferreira da Rocha. Foram feitas reformas do palco e afixação de corrimões. Para preservar a história local e marcar o centenário de nascimento do médico João Pedro Além, foi feita a entronização de moldura com foto do patrono do lugar.


A preservação do Patrimônio e o resgate da história é uma preocupação da atual administração. Desde 2013, foram tombados os prédios que abrigam o Espaço Cultural Dr. Além, a sede da Prefeitura (Edifício Silvestre Ribeiro) e a Parada Damas. Além disso, foram criadas: a Hemeroteca para consultas de Jornais Antigos; a Digitalização do acervo histórico de Celso Marcondes Ferreira, a Criação do site “Diário da Montanha Magnífica”; a Criação da Sala de Leitura e Pesquisa (Casa de Cultura); Organização do acervo de imagens da Secretaria; - Organização do acervo audiovisual da Secretaria (Projeto Culturalmente Jordanense); dentre muitas outras.


Ainda para valorizar a memória e os personagens que fizeram Campos do Jordão, a Prefeitura fez ações para marcar o centenário de nascimento de João Pedro Além (2015); Amadeu Carletti Jr (2015); Joaquim Corrêa Cintra (2016) e promoveu a pesquisa e coleta de artigos em homenagem a Expedito Camargo Freire (2016). Também buscou localizar na paisagem urbana pontos de interesse histórico. Assim, fixou placas de identificação da Praça Plínio de Sá Campello (Jaguaribe, abertura da Jornada Literária, 2015); Placa de identificação da Casa de Monteiro Lobato (encerramento da Jornada Literária, 2015); Placa de identificação do Passeio Benedicto Paulo da Silva (defronte Espaço Cultural); Placa de identificação na Praça Engenheiro Marcos Caldeira, de dois pinheiros portugueses plantados no local por Assis Chateaubriand e Macedo Soares, por ocasião do lançamento da Campanha Sombreamento das Estradas Brasileiras em 1951 (2015); Placa de identificação do Complexo Cultural Edmundo Ferreira da Rocha (por ocasião da inauguração do espaço localizado na parte superior do Espaço Cultural, composto pelo Memorial do Cine Glória e Biblioteca de Cinema).


Ainda no intuito de homenagear personagens da história a Prefeitura instituiu Medalhas. Temos agora: a Medalha Simão Cirineu Saraiva (por ocasião da Exposição de Arte da Consciência Negra), 2013; Medalha Profa. Cecilia de Almeida Leite Murayama (por ocasião da Exposição de Arte em Homenagem à Mulher), 2014; Medalha Amadeu Carletti Junior (por ocasião da Exposição de Arte em Homenagem à Cidade), 2015; Medalha João Pedro Além (por ocasião dos Concursos Culturais Estudantis), 2015; Medalha Pedro Paulo Filho (por ocasião do Prêmio Campos do Jordão de Literatura), 2015. Medalha Joaquim Correa Cintra (por ocasião dos Concursos Culturais Estudantis 2016). E o Troféu Pedro Paulo Filho (por ocasião dos Concursos Culturais alusivos ao Centenário da Estrada de Ferro), 2014


A Prefeitura tem nas oficinas de Artes e Mostras, incentivo aos jovens que envolveram cerca de 300 pessoas em oficinas de Hip-Hop, Papel Machê, Canto Coral, Núcleo Prohane de Artes Plásticas, Formação de professores de língua italiana, Teatro Amador, Cinema, Stret Dance, Oficina Permanente de Teatro em parceria com o IFSP. A Prefeitura também promoveu 4 edições de Zumba na Praça do Gazebo e oficinas de dança em parceria com Altino Bondesan.


A produção de eventos culturais também é uma marca desta administração, com acesso gratuito à população. Foram 14 espetáculos de dança, 23 peças teatrais, e 28 espetáculos Musicais ou Festivais. Dentre eles o Campos Jazz Fest (2013); Festival da Viola (2013); Festival de Musicas Carnavalescas (2013, 2014, 2015); Criação das Marchinhas de Carnaval Itinerantes (2013 a 2016), grupo de músicos jordanenses; Encontro de Educadores do Projeto Guri (2014); Encontro de Corais Corporativos (2013, 2014, 2015, 2016); Festival de Coros da Osesp (2014); Festival Ilumina de Música (2015).


A administração aproximou o mais importante festival de música clássica da América Latina - o Festival de Inverno - da comunidade jordanense. Hoje cerca de 80% das apresentações são gratuitas. Neste ano, nas Igrejas de Santa Terezinha e São Benedito.