• 18 DE Junho
  • |
  • 06:23

Realizações Governo Municipal

  • Para incentivar a leitura a Secretaria criou os Pontos de Leitura. São locais onde são deixados livros que podem ser levados para casa em pontos estratégicos. Também elaborou o projeto Campos das Letras,que distribui livros em praças públicas. A secretaria de Cultura também mantém um Clube de Leitura, criado em 2015, para leitura e discussão das obras de José Saramago, Mario Quintana, Manoel de Barros e Adélia Prado.

  • A Prefeitura revitalizou o Espaço Cultural Dr. Além. O espaço agora abriga o Memorial do Cine Glória, a Biblioteca de Cinema conta com uma nova tela de projeção, numa parceria inédita entre a Sociedade Civil e o Poder Público. No Espaço Cultura foram exibidos a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (filmes finalistas) em 2014 e 2015 e Mostras de Cinema em parceria com o Cine SESC e do Cineclube Araucária. Com este incremento, o público total que frequenta o Espaço Cultura Dr. Além, passou de 19.480 em 2013, para 31.798 em 2015. Antes disso o público era tão pequeno que sequer era computado.

  • Os concursos culturais estudantis envolveram aproximadamente 1000 alunos da rede pública municipal e distribuiu troféus, medalhas, certificados e livros, para 390 deles ao longo de 4 anos. A gincana: Campos do Jordão, Viva Nossa História, teve por objetivo disseminar o estudo e pesquisa da História da Cidade entre os alunos do Ensino Fundamental II com a participação de aproximadamente 1.500 alunos.

  • A Biblioteca Municipal Prof. Harry Mauritz Lewin foi reformada, em parceria com a ABCJ e funcionários municipais. Além do empréstimo de livros, tem atividades gratuitas como Saraus, Curso de Italiano e Contação de Histórias. Em 2015, 10.786 passaram pela Biblioteca.

  • A Prefeitura realizou a Jornada Literária Pedro Paulo Filho, que reuniu 38 autores, com lançamentos de livros, palestras e debates em novembro do ano passado. Além disso promoveu o lançamento de 14 livros em 4 anos, trazendo para a cidade autores renomados. Para incentivar a produção, criou o Prêmio Internacional de Literatura e o Festival de Poesia da Terceira Idade e promoveu as oficinas: Hai Kai, Escrita Criativa, Literatura na Web, Literatura Brasileira Hoje e saraus de literatura.

  • Nas artes plásticas, a Prefeitura criou o Núcleo Prohane de Artes, na Biblioteca Municipal, com aulas gratuitas semanais ensinando técnicas de pintura. Ao final do ano, é realizada exposição dos trabalhos desenvolvidos. Nos últimos 3 anos e meio foram realizadas 40 exposições de trabalhos de artistas jordanenses, com, em média, 25 artistas locais expondo as suas obras. Grande parte pela primeira vez.

  • As crianças da Rede Pública Municipal participam de ações integradas. Os projetos Escola Vai ao Cinema e Escola Vai ao Concerto, levam duas vezes por semana os alunos para assistirem a concertos e filmes infantis no Centro Cultural Dr. Além. No Escola Vai ao Concerto foram atendidos 3.600 alunos. A Escola Vai ao Cinema foram 42 apresentações, atendendo cerca de 8400 alunos. O projeto é uma parceria com o SESC e Cineclube Araucária.

  • O Espaço Cultural Dr. Além agora é Patrimônio Histórico. O tombamento aconteceu em 2013. Além do Memorial do Cine Glória e Biblioteca de Cinema, o local conta agora com o Salão Nobre Dyneias Aguiar, com o Complexo Cultural Edmundo Ferreira da Rocha. Foram feitas reformas do palco e afixação de corrimões. Para preservar a história local e marcar o centenário de nascimento do médico João Pedro Além, foi feita a entronização de moldura com foto do patrono do lugar.