Prefeitura realiza limpeza do rio Capivari

Home   /   Meio Ambiente | 21/10/2022 - 11:46

Foto:

A Prefeitura de Campos do Jordão está  realizando trabalhos preventivos para evitar alagamentos e enchentes nas ruas e avenidas da Cidade. Entre os serviços  está a limpeza do Rio Capivari e seus afuentes.   

O trabalho visa a remoção de lixo, vegetação e bancos de areia de trechos assoriados. Devido ao volume de chuvas dos últimos anos, uma grande quatidade de terra de ruas que até então não eram asfaltadas foi levada para o leito do rio. A ação visa  melhorar a vasão das águas contribuindo para a mitigação dos alagamentos no período das chuvas que se aproxima.

O trabalho está sendo realizado pela Secretaria de Segurança e Cidadania, através da Defesa Civil, com execução das Secretarias de Serviços Urbanos e de Obras.

A Secretaria de Serviços Urbanos será responsável pela retirada de toda a vegetação que está as margens do rio. Já a Secretaria de Obras realizará a remoção dos bancos de areia  e materiais mais pesados que estiverem presentes no leito do rio e seus afluentes. 

Para execução do serviço a limpeza foi dividida em  dez trechos, sendo eles a Travessa Engenheiro Prudente, próximo ao Barril; entrada de  Capivari; Feira do Artesanado; Praça Pinho Bravo; Fonte Renato; Biquinha (entrada do Hotel Senac); Ponte da Rodoviária; Plataforma da Biquinha; Ginásio Esportivo e Campo de futebol.Todos os trechos foram identificados e fotografados para a realização dos serviços.  

Nos trechos onde é possível entrar com as máquinas, a Prefeitura aproveita para aumentar a largura do rio, aproximando-o da largura original.

 A limpeza o Rio Capivari que corta toda a cidade e nos afluentes  é constante,  visando evitar enchentes, melhorar a qualidade de vida e proteger o meio ambiente.

Meio Ambiente - 21/10/2022 | 11:46