O município de Campos do Jordão (SP) recebeu um importante reforço no combate a violência contra a mulher: uma viatura para a patrulha Maria da Penha.

Home   /   Administração | 07/12/2022 - 22:21

A viatura disponibilizada, que compõe a frota da GCM, foi entregue pelo prefeito Marcelo Padovan (PSDB), durante cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (6) no Polo de Estacionamento, onde estão localizados a maioria dos conselhos municipais voltados para a comunidade.
O evento contou com as presenças do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Campos do Jordão – ACE, Guilherme Centofante; da presidente do Conselho da Mulher, Eloisa Paranhos; do presidente da Câmara de Vereadores, Cláudio Adão; do Comandante da GCM, Robson Martins, das vereadoras Lilian da Matta e Kátia Branco, além de representantes do Conselho Tutelar e da OAB.
Os policiais que aturarão no projeto Patrulha Maria da Penha atenderão as ocorrências que sejam de natureza de violência doméstica e prestarão todas as orientações necessárias às vítimas, bem como o encaminhamento dos suspeitos à Polícia Civil. O diferencial do projeto é o acolhimento das vítimas com orientação às mulheres com medidas protetivas.
O prefeito Marcelo Padovan parabenizou a todos os envolvidos na conquista da patrulha Maria da Penha e ressaltou a importância da união entre os poderes constituídos nas ações que envolvem a violência contra a mulher. “Temos que combater com mãos de ferro esse grave problema que assola  nosso município e o nosso país. Não podemos compactuar em hipótese alguma que mulheres sejam covardemente agredidas. Com a pandemia, identificamos um aumento drástico de crimes contra a mulher e não podemos aceitar isso. Os responsáveis por esses atos devem ser exemplarmente responsabilizados, e com o rigor da lei. É fundamental que trabalhemos juntos, é preciso acabar com esse absurdo”, disse o prefeito.

Proteção
A patrulha Maria da Penha vai complementar a rede de proteção que já existe na cidade.
Em março deste ano, a GCM de Paulínia, também no interior paulista, fez uma doação a Campos do Jordão de um dispositivo conhecido como “botão do pânico”.
Esse dispositivo, acoplado a um computador que foi adquirido pela Associação Comercial Empresarial de Campos do Jordão - ACE e doado para este fim ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, permitirá que, quando acionado, em virtude de perigo iminente de agressão, o equipamento emita um alerta para que a vítima seja socorrida. Ou seja, um importante reforço no cumprimento das medidas protetivas

- 07/12/2022 | 22:21