Abril 2017: um mês especial para o turismo

turismo1

O turismo de Campos do Jordão viveu em Abril de 2017, o seu melhor momento. Estima-se que cerca de 500 mil pessoas estiveram na cidade neste mês.

O número de turistas neste mês é o maior que já foi registrado na série histórica medida pela Secretaria Municipal de Turismo.

Já havia uma expectativa de que haveria aumento e todo o “trade” estava preparado, porém, ninguém esperava o volume de visitantes no feriado de 1° de Maio.

Depois de dois feriados prolongados, o Primeiro de Maio não era a principal aposta dos comerciantes e empresários. Porém, três fatores pesaram para reverter o prognóstico: O Congresso Estadual de Municípios, na última semana do mês, a Festa do Pinhão e a intensa cobertura da mídia regional e nacional dos feriados anteriores.

As tvs Vanguarda, Band Vale e Record, mostraram o movimento, levando o charme de Campos do Jordão para todas as cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Em especial, a Vanguarda, fez transmissões ao vivo, durante todos os sábados e produziu matérias especiais que foram aproveitadas em rede nacional.

Com a mídia espontânea, o Congresso de Municípios e a Festa do Pinhão, a tendência de maior procura já havia sido detectada pelo site Trivago, maior site de hospedagem do país. De acordo com o Trivago, Campos do Jordão liderou a procura por hospedagem em todo o país, para o feriado do Dia do Trabalho.

A cidade também viu crescer o turismo de um dia. E aí, pesou a matéria publicada no Jornal O Estado de S.Paulo, no sábado, dia 30, de que Campos do Jordão estava lotada. O jornal, de circulação nacional, destacou que o turista antecipou a vinda e aproveitou a greve geral para subir a serra.

Foi o que bastou. No domingo, até por volta de 14h, a fila de carros na Rodovia Floriano Pinheiro, para subir a serra estava parada em Quiririm.

Número de Visitantes

A cidade vem crescendo em visibilidade na mesma proporção em que atrai mais visitantes. No ano passado foram 3,9 milhões de turistas que passaram por Campos do Jordão. Um recorde que mantém a tendência de alta e que mostra um público que não frequenta a cidade, apenas, na temporada de inverno, mas cuja  presença vem se distribuindo durante o ano.

Dados do Observatório de Turismo apontam que meses antes fracos, como Dezembro, Agosto e Fevereiro, tem tido o mesmo número de visitantes equivalentes à pré-temporada.

Os Congressos e eventos ajudam a engrossar este filão. Entre 2013 e 2016 foram realizados 75 congressos que trouxeram para a cidade cerca de 120 mil turistas. Somados aos eventos esportivos, uma tendência crescente, em Campos do Jordão, a cidade recebeu, nos últimos 4 anos, 129 eventos, o equivalente a um público de 150 mil turistas.

O público de congressos gasta em média, por dia, na cidade, R$ 437,16, segundo dados do Convention Bureau, copilados pelo Observatório de Turismo. Significa dizer que os congressistas trouxeram uma renda para a cidade nos últimos anos de R$ 155 milhões. Nos eventos esportivos, a variação de gastos diários vai de R$ 350,00 para corridas de rua, a  R$ 1.050,00 nas corridas de montanha. O resultado dos 4 anos, somam a cerca de R$ 172 milhões.

O aumento do número de turistas pode ser medido também no aumento da arrecadação do ISSQN. Em 2016 foram R$ 11,667 milhões de acordo com dados da Prefeitura Municipal.

Este valor representa 6,7% da arrecadação total do município no ano passado. Mas não é o “grosso” da receita gerada pelos turistas. Em Campos do Jordão há 15.381 casas de veraneio. Somente com IPTU dos turistas, a cidade arrecadou R$ 21, 5 milhões. A arrecadação é maior do que a proveniente dos moradores locais. Isso se deve, em parte, à justiça social implantada na cobrança pela Prefeitura, desde 2014. As áreas mais populares têm imposto menor, que as áreas mais nobres.

turismo trivagoImprensa | Prefeitura de Campos do Jordão
Compartilhe!Share on TumblrTweet about this on TwitterPrint this pageShare on FacebookShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone