Encontro com os Idosos teve apresentações das Agentes de Saúde de Campos do Jordão

Em sua 26ª Edição,  o Encontro de Idosos do dia 27 de outubro, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade de Campos do Jordão, reuniu todas as Agentes de Saúde do Município em apresentações lúdicas com foco na prevenção de doenças e promoção da saúde do idoso.  O encontro serviu também para marcar a comemoração do dia da Agente de Saúde, comemorado neste mês.

“A equipe da saúde está sempre presente em todas as ações que fazemos. É um grupo maravilhoso e que tem uma importância fundamental na atenção com os idosos”, afirmou a primeira-dama Juliana Cintra. Campos do Jordão conta com 7o% da população que é atendida pelas Agentes Comuntiárias de Saúde. No ano passado foram realizadas  70.587 visitas domiciliares por médicos e agentes de saúde, com uma média mensal de 5.882 visitas.

O encontro de idosos vem sendo realizado toda última sexta-feira do mês, desde o início de 2015. É um momento de confraternização que conta com o apoio das secretarias municipais e também das entidades filantrópicas que atuam junto aos idosos no município.

Durante a apresentação das Equipes de Saúde, aconteceu a estréia do grupo de teatro formado apenas por atores que trabalham na área da saúde. Idealizado pelo Dr. Rubens Amaral,  médico nefrologista que atua na rede municipal de saúde, o grupo de teatro é uma inovação na educação em saúde. “Temos que usar todas as estratégias que podemos, para fazer as pessoas entenderem como funciona o SUS e, escrevemos esta performance utilizando situações cotidianas de uma família, que é comum a todas as pessoas, de fácil entendimento.” disse o Dr. Rubens.

Nomeada como “Companhia de Teatro A Arte do Cuidado”, os atores, representaram três situações: o tabagismo, o alcoolismo e uma pessoa com hipertensão e diabetes.  “Saúde não se faz somente com os profissionais da área, e sim com a própria sociedade, através do apoio da família, do governo com um bom plano de gestão e  com a Prefeitura através dos programas de saúde como existem na cidade. Este conjunto é que faz as coisas acontecerem”, disse o médico após os agradecimentos dos artistas.

Outro destaque foi a apresentação de dança de salão, do casal José Rodrigues de 64 anos e sua esposa, Benedita Rodrigues de 66 anos. Trabalhando no ESF da Abernéssia, o Sr. José Rodrigues ressaltou os benefícios da dança para o estimulo do cérebro e dos movimentos, além de trazer alegria. Finalizou convidando a todos para participarem das aulas de dança no posto de saúde da Abernéssia, que são gratuitas e acontecem todas as quartas-feiras, às 15 horas.

Os agentes da área da Vila Albertina fizeram uma paródia relatando sobre o cotidiano que enfrentam no dia-a-dia de suas funções nos Postos de Saúde da Família. E  em seguida, os agentes da Vila Nadir usaram a interatividade, com uma música do seriado Chaves, com o tema “Se Você é Jovem Ainda”, mostrando que atitudes saudáveis não tem idade.

Para finalizar, foi mostrado um vídeo, feito pela equipe dos agentes da área do Recanto Feliz, parodiando o Jornal Nacional, e também teve como tema a rotina dos agentes.

Depois das atrações, todos os participantes receberam lanches. O próximo encontro com os idosos acontecerá no dia 24 de Novembro.

Imprensa | Prefeitura de Campos do Jordão
Compartilhe!Share on TumblrTweet about this on TwitterPrint this pageShare on FacebookShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone
WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien