Fred Guidoni é o novo presidente da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte

IMG_1805

O prefeito de Campos do Jordão Fred Guidoni foi escolhido, por aclamação, o quarto presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. O vice-presidente eleito é o prefeito de Paraibuna, Victor de Cássio Miranda (Vitão).

A eleição aconteceu no dia 10, durante a 16° Reunião do Conselho de Desenvolvimento em São José dos Campos e contou com a presença do deputado federal Eduardo Cury, dos deputados estaduais David Zaia, Padre Afonso, Hélio Nishimoto, do Sub-Secretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita, dos prefeitos que compõe a região metropolitana, além de representantes da sociedade civil e órgãos públicos com cadeira no Conselho de Desenvolvimento.

Em seu discurso Fred clamou pela união da região na resolução de problemas comuns. “Temos problemas que extrapolam os nossos municípios. São questões, que não podem ser contidas e resolvidas dentro do limite das cidades”, disse.

A região Metropolitana congrega 39 municípios, com uma população estimada pelo IBGE em 2 milhões e 400 mil habitantes.

Isso a torna a 12° Região Metropolitana do país em população e a terceira do Estado de São Paulo. Atrás apenas da Região Metropolitana de São Paulo e da Região Metropolitana de Campinas.

Em termos populacionais é maior que os Estados do Acre, Rondônia, Amapá, Alagoas, Sergipe e Tocantins.

Região Rica e problemas comuns

É uma região extremamente rica e diversificada, cujo PIB (Produto Interno Bruto) é maior que o de 13 Estados Brasileiros.

“Esta relevância da Região, onde desponta a força da indústria e do setor de serviços, alavancada pelo turismo, deve ser reconhecida pelo país. Podemos fomentar ainda mais o desenvolvimento da região, buscando ações que gerem emprego e renda para a nossa população”, disse o Prefeito.

Foro de Discussão

Em seu discurso, o prefeito também destacou que a RM pode e deve ser utilizada como um importante foro de discussão dos problemas que são comuns aos municípios. “Temos a oportunidade, nesta forma moderna de gestão, de discutir, dialogar sobre os problemas comuns e buscar soluções conjuntas e oportunidades de desenvolvimento integrado pra nossa região”.

Dentre as prioridades elencadas, o prefeito destacou as ações na Saúde e na Segurança.

Apoio do Governador

O prefeito disse que seu compromisso é o de trabalhar para levantar a bandeira da Região em todas as esferas e que conta com o apoio do Governador Geraldo Alckmin para que os projetos de interesse comum sejam viabilizados.

“Com um bom planejamento, sinergia nas ações, bons projetos e rapidez em suas aplicações, nós podemos ter um grande avanço, melhorando a qualidade de vida de milhões de pessoas que moram em cada uma das cidades que compõe a região metropolitana”, finalizou.

Ao lado do Sub-Secretário de Assuntos Metropolitanos Edmur Mesquita

????????????????????????????????????Imprensa | Prefeitura de Campos do Jordão

A Prefeita Daniela, de Monteiro Lobato, que ocupava interinamente a presidência conduziu os trabalhos. Na foto também o deputado estadual Padre Afonso Lobato.

????????????????????????????????????Imprensa | Prefeitura de Campos do Jordão

“Temos muito trabalho a fazer”, disse presidente da RM

????????????????????????????????????

IMG_1801 (1)Imprensa | Prefeitura de Campos do Jordão