Mais unidades do Conjunto Habitacional Olegário Frozino serão entregues

IMG_6805 (1)

A Prefeitura e a CDHU – (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano), entregam no dia 9 de Maio, às 9h, mais seis unidades do Conjunto Habitacional Olegário Frozino, localizado na Vila Paulista Popular.

A cerimônia também marca a assinatura de contrato dos 38 moradores com a CDHU. Este é mais um passo no sonho da Casa Própria.

As primeiras 32 unidades foram entregues no dia 5 de Agosto de 2016 e encerram uma longa espera de cerca de 12 anos, período em que as obras começam e paravam.

Desde 2013, o prefeito Fred Guidoni vem trabalhando para que este sonho se tornasse realidade.  “O governador Geraldo Alckmin atendeu ao nosso pedido e as obras foram retomadas do alicerce em 2014. Para nós é uma alegria compartilhar este momento, com as famílias”, afirma o Prefeito.

Na inauguração em 2016, o presidente da CDHU, Marco Pedido foi enfático ao falar da importância de um governo honesto. “É a honestidade, a lisura que torna as obras possíveis” disse na ocasião.
Todas as unidades foram destinadas às famílias que moravam na Cachoeirinha e que foram desabrigadas, em 2010. São moradores com renda familiar entre 1 a 3 salários mínimos.

As moradias têm dois e três dormitórios, sala, cozinha e banheiro, distribuídos em 48,43m² e duas unidades para portadores de deficiência, com 61,04 m² de área construída. Os imóveis foram projetados conforme conceitos do Desenho Universal, arquitetura que permite facilidades no uso da moradia por qualquer indivíduo com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente.

Todas as residências têm piso cerâmico em todos os cômodos, revestimento de azulejo no banheiro e nas paredes hidráulicas da cozinha, medidores individuais de consumo de água e sistema de aquecimento solar, que economiza em até 30% o consumo de energia elétrica.

As ruas do Conjunto Habitacional Olegário Frozino estão todas pavimentadas e têm guias, sarjetas, passeios públicos, paisagismo e completa infraestrutura com redes de água, esgoto, drenagem, iluminação pública e playground infantil. O residencial também possui playground.

O empreendimento é resultado de uma parceria entre a CDHU e o município. Por meio dela, a Companhia repassou os recursos financeiros à prefeitura, que doou o terreno e administrou a obra.

Quem foi Olegário Frozino que dá o nome ao complexo
Olegário Frozino, nasceu em Campos do Jordão em 18/10/1917 na Fazenda Bazen em Vila Jaguaribe. Passou sua infância na Vila Ferraz e aos quatorze anos foi morar em São Paulo, e lá trabalhou no ramo cerealista. Voltou para Campos do Jordão e casou-se com a Sra. Maria José Frozino. Com quem teve oito filhos, dezessete netos e dezesseis bisnetos.

Começou sua vida nesta cidade trabalhando com o Sr. Floriano Rodrigues Pinheiro, na construção civil. Depois de alguns anos fundou sua própria empresa, “Olegário Frozino Construções”, depois a Sercarp Olegário Frozino, e assim foi empregando muitas pessoas. Construiu muitas das obras que hoje são consideradas cartões postais da cidade, como o Palácio do Governo, Mercado Municipal, diversos sanatórios, e inúmeras residências.
Foi vereador de 1960 a 1963 e criou vários projetos que beneficiaram o povo jordanense. Trabalhou também na administração pública como secretário de serviços públicos. Olegário Frozino trabalhou até os 80 anos, procurando sempre fazer tudo com muito amor e dedicação. Se considerava um homem realizado profissionalmente, e também na sua vida familiar.

IMG_6805 (1)Imprensa | Prefeitura de Campos do Jordão

Compartilhe!Share on TumblrTweet about this on TwitterPrint this pageShare on FacebookShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone