No dia 28 tem campanha e testes gratuitos contra Hepatites Virais no Calçadão da Abernéssia

Imprensa | Prefeitura de Campos do Jordão

No dia 28, sexta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde de Campos do Jordão fará um mutirão de testes para diagnosticar Hepatites do Tipo B e C e distribuirá folhetos no Calçadão da Abernéssia. A ação acontecerá das 9 horas ao meio dia e faz parte do Julho Amarelo, mês de combate e prevenção à doença.

Para fazer o teste, basta uma picada no dedo. O tratamento consiste no uso de um

medicamento com pouco ou nenhum efeito colateral, que deve ser tomado duas vezes ao dia, durante três meses. O remédio também está disponível no SUS. Todos os pacientes que forem detectados com a doença, durante a campanha, já serão encaminhados para as referências para fazer o tratamento.

A Hepatite é uma doença silenciosa. A Sociedade Brasileira de Hepatologia, estima que há no Brasil cerca de 2 milhões de portadores do vírus da hepatite C, dos quais 70% desconhecem que têm o vírus e  apenas 10% são tratados. Cerca de 90% das pessoas que adquirem o vírus não desenvolvem a doença. Aqueles que a desenvolvem, muitas vezes descobrem tarde demais, quando as complicações já estão avançadas, já que o aparecimento de sintomas é muito raro. Além do diabetes tipo 2, pacientes com hepatite C têm propensão a desenvolver câncer de fígado, cirrose e doenças cardiovasculares.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu 28 de julho como Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.  Em Campos do Jordão, as atividades de prevenção e diagnóstico acontecem de forma constate durante todo o ano, porém na semana de 24 a 28 de julho as atividades estão sendo intensificadas, como parte das ações do Julho Amarelo, de Combate às Hepatites Virais. Os mesmos testes que serão feitos amanhã, também foram disponibilizados nas Unidades de Saúde da Família, onde também estão sendo distribuídos materiais informativos e foram feitas capacitações profissionais.

Compartilhe!Share on TumblrTweet about this on TwitterPrint this pageShare on FacebookShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone
WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien