Prefeitura implanta Plano de Contingência em Campos do Jordão

SONY DSC

O prefeito Fred Guidoni assinou, na última quinta-feira, dia 9 de março, Decreto que cria o Plano de Contingência Emergencial em Campos do Jordão. O projeto organiza a ação dos diversos órgãos públicos municipais para atender ocorrências relacionadas às chuvas, como enchentes e deslizamentos.
O plano vai vigorar até o dia 7 de Abril, período em que há maior ocorrência de chuvas. As ações, sob comando da Coordenadoria Extraordinária de Combate às Enchentes e Prevenção de Áreas de Risco, criada a partir do Decreto, variam de acordo com estágios de mobilização, definidos a partir da observação das condições meteorológicas, que são: observação (quando os recursos devem estar em preparação e as ações preventivas devem estar em andamento); atenção (quando todos os recursos devem estar prontos para acionamento); alerta (em que todos os recursos devem estar mobilizados para acionamento); e alerta máximo (acionamento dos recursos para o momento em que aconteça uma ocorrência).
A partir desses estágios, caberá a cada secretaria ou departamento da prefeitura envolvido no atendimento às enchentes e deslizamentos desencadear medidas de atendimento às vítimas. A secretaria de Desenvolvimento Social e o Fundo Social de Solidariedade ficarão responsáveis pelo socorro emergencial às vítimas, com doação de alimentos, cobertores e com a incumbência de formar uma rede solidária de arrecadação de produtos para doação, se necessário.
A Secretaria de Saúde deverá manter plantões com atenção especial às áreas de inundação e realizar atividades de prevenção quanto à epidemias relacionadas às catástrofes naturais
Haverá ainda trabalho de apoio feito pela Secretaria de Serviços Municipais, Obras e Meio Ambiente, com a realização de obras e serviços emergenciais para minimizar os efeitos da chuva, executar operações de limpeza e reestruturação da normalidade. A Defesa Civil deverá continuar com o monitoramento constante visando a prevenção de riscos e o DSV, deverá interditar ruas alagadas, entre outras medidas.
“Com esse plano, vamos ter uma ordem administrativa para as ocorrências. Com isso, vamos poder atender melhor a população em um momento de em que todos estão extremamente fragilizados”, explicou o Prefeito Fred Guidoni.
Ele lembrou ainda de outras ações que vem sendo adotadas pela prefeitura de Campos para reduzir as enchentes na cidade. “Nós fizemos Gabiões nas proximidades da OAB, na Praça do Artesanato, no Britador e em frente à Escola Nicola Padula. Temos outros em projeto. Também solicitamos o apoio do Batalhão de Engenharia de Pindamonhangaba para fazer o desassoreamento de diversos pontos dos córregos e rios que cortam a cidade”, disse o prefeito.
O Prefeito informa que depois que a limpeza da cidade for feita, começará uma intervenção no rio Capivari e córregos e destaca, ainda, a importância do trabalho em conjunto para atendimento da população. “Cada órgão da prefeitura tem de saber exatamente o que fazer em um momento como esse, por isso definimos a responsabilidade de cada setor”, completou.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSCImprensa | Prefeitura de Campos do Jordão

SONY DSC

Compartilhe!Share on TumblrTweet about this on TwitterPrint this pageShare on FacebookShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone
WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien