Prefeitura recebe “tirinhas” para o Kit Diabetes

Na quarta-feira, dia 8, a Prefeitura recebeu da empresa vencedora da licitação as tirinhas reagentes que compõe o kit Diabetes e que estavam em falta, o que fazia com que os pacientes tivessem que fazer a leitura da taxa glicêmica nos postos de saúde.

Com a entrega, os pacientes podem retirar o material nas unidades de saúde.

Campos do Jordão conta com 698 pacientes com diabetes que precisam de insulina diariamente. Estes são o principal público, inscritos no programa Hiperdia, do governo federal que prevê o cadastramento e acompanhamento de portadores de diabetes mellitus atendidos pelo SUS.  Mas há também outras pacientes que fazem hemodiálise ou que são portadores de doenças que em função de prescrição médica requerem controle diário da taxa glicêmica, somando então 718 pacientes que recebem o Kit de diabetes em Campos do Jordão.

O município tem um gasto, com cada paciente de R$ 120,18 ao mês. O que representa um custo mensal de R$ 86.289,24 e de R$ 1.035.470,88 ao ano, com os produtos que compõe o kit como seringas, agulhas, fita dextro ( tirinha de reagente) e Lanceta, sem contar o equipamento, que mede a taxa glicêmica.

O custo é garantido pelo Orçamento da Prefeitura Municipal. No ano passado o programa de Glicemia repassou durante o ano todo à Prefeitura apenas R$ 24.032,00, ou seja, quase um terço do custo em apenas um mês.

Anualmente a Prefeitura recebe do Programa de Atenção Básica (PAB) incluindo os repasses federais e estaduais R$ 1.557443,00, ao ano.  Este dinheiro deveria servir para manter em funcionamento as 12 unidades de atenção básica, existentes no município e o Pronto Socorro Municipal, com suas equipes de médicos, enfermeiros, medicação e outros.

Porém ele não é suficiente.  Apenas o custo do Kit para todos os pacientes representa mais de 67% do que o município recebe integralmente para custear a saúde.

A Constituição determina um gasto com saúde de 15%do orçamento. Em Campos do Jordão, a Prefeitura emprega mais de 26% do Orçamento Municipal na Saúde. Significa dizer que 76% do custo total com a saúde do município é coberto pela Prefeitura.

Compartilhe!Share on TumblrTweet about this on TwitterPrint this pageShare on FacebookShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone
WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien