Prefeitura regulariza moradias de 106 famílias na Vila Elisa

Vila Elisa - moradorImprensa | Prefeitura de Campos do Jordão

Os moradores da Vila Elisa, que aguardam há 15 anos pela regularização de seus lotes comprados em 1991 através da Emuhab, tiveram uma boa notícia nesta semana: a Prefeitura recebeu da Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo a liberação dos 106 lotes pelo Comitê Estadual de Regularização.

Agora, a Prefeitura aguarda o registro dos documentos no Cartório do Registro de Imóveis, para entregar a carta de regularização que permite que os moradores façam a escritura de suas casas.

Esta é uma questão relevante para Campos do Jordão, onde, não raro, os moradores têm o compromisso de compra dos terrenos e o recibo, mas quando vão fazer o registro, descobrem que a área é irregular. O negócio informal, na maioria das vezes, foi patrocinado pela própria Prefeitura.

Em 2013, a gestão do prefeito Fred Guidoni  localizou 773 lotes que estavam nesta situação e firmou convênio com o Programa “Cidade Legal”, do Governo do Estado de São Paulo, que oferece orientação e apoio técnico às prefeituras para a regularização de parcelamentos do solo e de núcleos habitacionais em área urbana.

Em 2014, saiu a primeira regularização: os 102 lotes do bairro Jair Rocha Pinheiro. Nos demais lotes, a parte mais demorada é a liberação da Secretaria de Meio Ambiente.

O próximo núcleo que será beneficiado será o Monte Carlo. A expectativa é de que até meados do ano, as 265 famílias que aguardam a regularização desde 1987 possam finalmente tirar as suas escrituras.

Também aguardam a regularização outros 250  proprietários dos terrenos do Jardim Anápolis, Bela Vista, Vila Lolly I e II, Vila Albertina, Vila Embiri, Vila Paulista Popular e Santa Cruz.

Outras 600 famílias que moram na Vila Albertina e Brancas Nuvens também terão a regularização de seus imóveis.  A proposta faz parte do programa de reurbanização do bairro, que aguarda a liberação de recursos do Governo Federal via PAC 2.

Para o morador da rua Horácio, na Vila Elisa, a sensação com a notícia da regularização é de vitória: “Moro no bairro faz 10 anos e faz 10 anos que estou na briga pra regularizar.  Só com o Fred que a gente conseguiu. O Fred, nossa…. ele chegou lá e mudou tudo, muitos lugares foram dadas as escrituras…. ele é tão bom que “tá” lá de novo.  Agora é só alegria e agradecer a ele, o cara é bom!!”, disse Edson.

Osmarina Dalva dos Santos, 53 anos funcionária pública federal mora na Rua Friburgo há 18 anos:  “Tô achando ótimo, porque até agora não tinha nada regularizado.  Acho estranho, porque minha casa existe há 18 anos, e até agora o terreno não está regularizado. Então até acontecer isso, vou ficar muito contente, porque já corri atrás de várias pessoas e corri através de vários advogados e ninguém tomou partido para resolver isso. Espero que agora possa ter a escritura”.

Compartilhe!Share on TumblrTweet about this on TwitterPrint this pageShare on FacebookShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone
WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien